Literatura inglesa - George Orwell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GEORGE ORWELL

BIOGRAFIA
George Orwell foi um escritor jornalista inglês com o pseudônimo de Eric Arthur Blair. Nasceu dia 25 de junho de 1903 em Bengala na Índia, em meio a uma decadente aristocracia britânica. Apesar de não pertencer à aristocracia, Blair possuía uma formação erudita (estudou em duas escolas da elite britânica: St. Cyprian e Enton), filho de um funcionário britânico e umafrancesa.
Mudou-se para a Inglaterra e foi para um internato, estudou na tradicional escola inglesa Eton College, onde teve aulas com o escritor Aldous Huxley. Recusou uma bolsa para a universidade e escolheu abandonar tudo: o status, o dinheiro e até seu nome, para se aventurar num mundo sob o pseudônimo. Ele demonstrava interesse pelos setores marginalizados da sociedade, não concordava com apolítica de expansão britânica que mantinha domínios territorial, econômico e intelectual sobre a população indiana.
O autor viver muitas experiências, que segundo ele, mudou completamente seu modo de pensar.
Após estudar na tradicional escola inglesa, voltou à Índia para trabalhar a policia imperial, e tal experiência gerou o romance “Burmese Days” (1934) – Dias Birmaneses – e vários outrosensaios. Abandonou seu cargo na Polícia Imperial Indiana com objeito de redigir seu livro. Mudou-se para Inglaterra e após viver em uma das zonas mais pobres de Londres mudou-se para Paris na França.
Teve uma experiência de mendigo, vivendo na pobreza e vagando por Paris e Londres, e tal experiência, mais uma vez, gera seu primeiro livro publicado “Down and out in Paris and London” (1933) – Na piorem Paris e Londres. O romance, assim como outros, foi escrito, recusado por diversas editoras e jogado fora. No entanto, o que o, na época, jovem de 26 anos não sabia era que o seu “insucesso” e as situações que ele vivenciaria resultariam no início da sua carreira literária.
Orwell vai para a Espanha lutar na Brigada Internacional em apoio ao recém-eleito governo popular, e narra suasexperiências na guerra civil espanhola no livro “Homage to Catalonia” (1938) – Lutando na Espanha. Era adepto ao comunismo, porém quando tomou conhecimento das atrocidades e da falta de liberdade nos países comunistas, abandonou a o pensamento socialista.
Pelo fato do escritor ter atuado também como jornalista, ele trabalhou como correspondente da II Guerra Mundial para a BBC. George Orwell morreu dia 21 dejaneiro de 1950 aos 46 anos vitima de tuberculose, em Londres.
O autor que mais marcou a vida de George Orwell foi o britânico William Somerset Maugham (1874-1965) e sua mãe tambem teve grande influencia em sua carreira literária. Seus livros mais famosos foram “A Revolução dos Bichos” (1945) e “1984” (1949), uma das publicações mais vendidas do século 20, que é uma crítica aos regimestotalitários.

BIBLIOGRAFIA
Down and Out in Paris and London (1933) – Na Pior em Paris e Londres
Burmese Days (1934) – Dias na Birmânia
A Clergyman’s Daughter (1935) – A filha do Reverendo
Keep the Aspidistra Flying (1936) – Mantenha o Sistema/Moinhos de Vento/A Flor da Inglaterra
The Road to Wigan Pier (1937) – A Caminhos de WiganHomage to Catalonia (1938) – Lutando na Espanha
Coming Up for Air (1939) – Um Pouco de Ar, Por Favor!
Animal Farm (1945) – A Revolução dos Bichos
Nineteen Eighty-Four (1949) – 1984

ANIMAL FARM (A REVOLUÇÃO DOS BICHOS)
 Os animais residem na Granja do Solar, comandada pelo Sr. Jones; nela convivem porcos, galinhas, vacas, cães, gatos, cavalos, gansose pássaros, os quais, descontentes com o chefe do local, cedem às instâncias do porco Major e se rebelam contra a autoridade constituída.
Major alega ter sonhado com um recanto no qual todos os bichos são iguais e capazes de governar e sustentar a si mesmos; duas semanas após o início da revolta, este porco aparece morto, alimentando ainda mais a ideia de rebelião. Os animais têm um...