Literatura amzonida

513 palavras 3 páginas
UNIVERSIADADE DO ESTADO DO AMAPÁ

ERNESTINA MENDES DOS SANTOS

LITERATURA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO
AMAZÔNICA, LITERATATURA DA AMAZÔNIA OU
LITERATURA AMAZÔNICA?

MACAPÁ

2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

LITERATURA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO
AMAZÔNICA, LITERATATURA DA AMAZÔNIA OU
LITERATURA AMAZÔNICA?

Resenha apresentada como requisito de avaliação na disciplina Literatura da Amazônia, ministrada pela professora Eusébia Santa Rosa, da turma LLE -32, da UEAP.

MACAPÁ

2011

Segundo o autor José Guilherme Fernandes, no que tange a Literatura da Amazônia o enfoque está voltado para uma busca de identidade perante o circuito nacional, de acordo com sua visão a problemática surge dentre do expansionismo colonialista europeu da Era Moderna.

Em sua perspectiva, a temática em discussão é centrada na dificuldade de uma teoria do conhecimento que caracterize a literatura produzida no âmbito da Amazônia e que represente a universalidade da região como um todo e não seja multifacetada em seu próprio território. Neste sentido o autor discorre que os escritores regionalistas deveriam ter uma consciência literária mais ampla e diversificada saindo da margem do restrito regional, mas sem perder suas características e expressões intrínsecas.

Neste parâmetro o autor José Guilherme Fernandes, cita que para a Literatura da Amazônia conquistar mais terreno no campo literário brasileiro, tem que ter uma concepção mais diversificada, deixando de lado o pensamento tímido e mostrando a verdadeira face das expressões regional, por outro lado para que tal princípio vigore é necessário educar literariamente a massa popular que formam o conjunto regional, nessa ótica há a necessidade do apoio do sistema que rege os estados que integram a

Relacionados