Literatura africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Profª Ana Júlia de Carvalho Mousinho




Literatura Africana




Alunas: Thais Vieira da Silva Oliveira
Beatriz do Nascimento Oliveira
Professor: Fernando Lacerda
Série:3º ano A








Natal/ RN
Introdução
Esta pesquisa retrata a literatura africana, sua história, principais obras e escritores que á marcaram.Literatura Africana
Literatura oral e escrita do continente africano
A África possui uma rica e variada literatura que foi se desenvolvendo através dos tempos. Sua literatura escrita esteve sempre emdébito com a literatura oral, na qual se incluem os contos populares, frutos da imaginação popular onde personagens mais famosos são a tartaruga, a lebre e a aranha. Difundidos por todo o continente etambém no Caribe, Estados Unidos e Brasil, como resultado do tráfico de escravos africanos.
A primeira literatura escrita aparece no norte da África e, assim como as obras do teólogo cristão SantoAgostinho e do historiador islâmico do século XIV Ibn Khaldun, apresenta fortes vínculos com as literaturas latina e árabe.
As primeiras obras escritas da África ocidental datam do século XVI e são fruto dotrabalho de eruditos islâmicos sudaneses como Abd-al Rahman AL-Sadi. A primeira poesia escrita era de caráter religioso e o poeta mais relevante foi AbdulAh ibn Muhammed Fudi.
Na África orientaltambém nota-se a influência dos modelos árabes. Uma historia anônima da cidade-estado Kilwa Kisiwani, escrita por volta de 1520 em árabe, é o primeiro exemplo conhecido desta literatura. A primeira obraconhecida em swahili é o poema épico Utendi wa Tambuka (História de Tambuka), 1728. Em torno do século XIX, a poesia swahili abandonou os temas árabes e adotou formas bantos como as canções rituais.Os principais poemas escritos em swahili eram dos séculos XIX e XX. O poema religioso mais conhecido, Utendi wa Inkishafi (O despertar das almas), foi escrito por Sayyid Abdallah ibn Nasir. A...
tracking img