Listas lineares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Arquivos

Geralmente os Sistemas Operacionais suportam vários tipos de arquivos. O Unix e o Windows, por exemplo, suportam diretórios e arquivos organizados em sequência de bytes, sequência de registros e árvores, conhecidos como arquivos regulares. O Unix, em especial, suporta além dos tipos regulares, arquivos de dispositivo de caracteres e de blocos. Os arquivos de dispositivo decaracteres são utilizados para modelar dispositivos de E/S, tais como terminais, redes, impressoras. Já os arquivos de dispositivo de blocos dão suporte aos dispositivos de armazenamento em massa tais como discos e 'pen-drives'.
[editar] Nomes de Arquivos

Nomear os arquivos é uma tarefa importante, pois será através do nome que um arquivo será encontrado no sistema de arquivos. Por exemplo, umaaplicação cria um arquivo chamado "dados.txt" e com esse nome outras aplicações poderão acessar este mesmo arquivo.

As regras referentes a nomenclatura de arquivos variam de acordo com o sistema de arquivos. Alguns sistemas de arquivos não fazem distinção de letras maiúsculas ou minúsculas, enquanto outros aceitam apenas caracteres em maiúsculo.

O tipo do arquivo pode ser indicado naextensão do mesmo, que é uma última parte escrita após um ponto(.) no nome do arquivo. Alguns sistemas operacionais utilizam essa extensão para automatizar as ações referentes aquele arquivo. Por exemplo, no Windows um arquivo com extensão '.txt' é interpretado como um documento de texto, e ao executá-lo o sistema já procura uma aplicação que trata este tipo de arquivo, como um editor de texto.
[editar]Operações com Arquivos

Seguem uma descrição das operações em arquivos encontradas na maioria dos sistemas de arquivo:

* Criação: criação sem escrita de dado algum.
* Destruição: remoção do arquivo para liberação do espaço.
* Abertura: abertura do arquivo, para colocar na memória os atributos e a lista de endereços para tornar as operações posteriores mais rápidas.
*Fechamento: remover as referências do arquivos da memória principal.
* Leitura: abertura do arquivo para leitura do seu conteúdo.
* Escrita: processo de escrita do arquivo. Geralmente a escrita começa a partir de onde estiver o ponteiro, caso esse ponteiro esteja no final do arquivo ou durante a escrita o final for atingido, o arquivo aumentará de tamanho.
* Concatenação: forma de escritaque só permite adicionar dados no final do arquivo
* Busca: chamada que coloca o ponteiro em uma posição específica do arquivo. Depois dessa chamada, dados podem ser lidos/escritos a partir daquela posição.
* Ver atributos: essa chamada verifica certos atributos como permissões, por exemplo. Às vezes é necessário escrever em um arquivo, porém é necessário verificar se esse arquivopossui permissão de escrita.
* Definir atributos: Serve para definir ou alterar os atributos de certos arquivos. Flags de proteção podem ser definidas com essa chamada.
* Renomeação: Chamada de sistema para renomear um arquivo.

[editar] Implementação de arquivos

A criação de arquivos exige que o sistema operacional tenha controle de quais áreas ou blocos no disco estão livres. Éimportante o controle de quais blocos de discos estão relacionados a quais arquivos. Este gerenciamento pode ser feito, principalmente de varias formas: Alocação contígua, alocação por lista encadeada, alocação indexada e alocação combinada .
[editar] Alocação contígua

É o esquema mais simples de alocar e armazenar os arquivos no disco. Consiste em armazenar um arquivo em blocos sequencialmentedispostos. Neste tipo, o sistema localiza um arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos.

Este tipo de alocação apresenta duas vantagens significativas.

* É bastante simples de implementar e de realizar o controle sobre os onde os blocos estão.
* O desempenho de leitura é excelente, pois todo o arquivo pode ser lido em uma única operação a partir do...
tracking img