Listas lineares, lilo e fifo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS


FLORENI TOSTA LEAL DA SILVA










PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL









Teresópolis
2011




FLORENI TOSTA LEAL DA SILVA





PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL







Trabalho apresentado ao Curso (Análise e desenvolvimento de Sistemas) daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a atividade interdisciplinar.

Prof. Fábio Zanellato
Luís cláudio Perini
Roberto Nishimura
Simone Tanaka




Teresópolis
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceitos de Filo e Fifo
2.2 VERIFICAÇÃO DE REQUISITOS
2.3 DIAGRAMA DE CASO DE USO
2.4 MODELAGEMENTIDADE RELACIONAMENTO
2.5 PROTÓTIPOS DE TELAS
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Esta produção tem por objetivo explorar as disciplinas abordadas neste 3º semestre.
Onde será apresentada uma pesquisa sobre listas lineares definindo os conceitos de Filo e Fifo e os conceitos de alocação simplesmente encandeada e alocação duplamenteencandeada.
Com relação a Bando de Dados será definido os conceitos das propriedades ACID de uma transação. Será apresentada também a vantagem de utilizar Orientação a Objeto e quando e onde é utilizado o polimorfismo. O que é um atributo derivado e como representa-lo no diagrama de classes.






2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito de FIFO e FILO
Lista linear é a estrutura que permiterepresentar um conjunto de dados afins de forma a preservar a relação de ordem linear de seus elementos.
Define-se lista linear como sendo o conjunto de n  0 nós x1, x2, ....., xn, organizados estruturalmente de forma a refletir as posições relativas dos mesmos: se n  0, então x1 é o primeiro nó; para 1  k  n, o nó xk é precedido pelo nó xk-1 e seguido do xk+1; e xn é o último nó. quandon = 0 diz-se que a lista é vazia.
exemplos:
pessoas esperando ônibus.
letras de uma palavra.
palavras de uma frase.

OS DOIS CRITÉRIOS MAIS USUAIS SÃO:
1) LIFO (“last in first out”) - o último elemento que entrou é o primeiro a sair. estruturas lineares com esta disciplina de acesso são denominadas pilhas.
2) FIFO (“first in first out”) - o primeiro elemento que entrou é oprimeiro a sair. estruturas lineares com esta disciplina de acesso são denominadas filas.
As listas são amplamente utilizadas em programação para implementar filas de espera. Em uma fila de tipo FIFO os elementos vão sendo colocados na fila e retirados (ou processados) por ordem de chegada. A ideia fundamental da fila é que só podemos inserir um novo elemento no final da fila e só podemos retiraro elemento do início.
Como exemplo de aplicação para filas, pode-se citar a fila de processos de um sistema operacional. Nela, é estabelecido um tempo t a ser usado por cada um dos processos. Se durante a execução de um processo o tempo passa de 0 a t, este é posto na fila e o processo seguinte é executado. Se o processo seguinte não terminar de ser executado no tempo t, ele é posto na fila e oprocesso subsequente é executado, e assim por diante até todos os processo serem executados.
Em termos de controle de estoque, refere-se a um método de armazenamento onde os itens são consumidos por ordem de chegada.
A inserção é o método que insere um elemento no fim de uma fila. Já a remoção é o método que remove um elemento do início de uma fila.
if (amo < MAX) {
Fila[amo] =elemento;
amo++;
}
}//end inserir //------------------------------------------------ int remover(int * Fila) {
int i;
for (i = 0; i < amo - 2; i++) {
Fila[i] = Fila[i+1];
variável global que armazena a quantidade de elementos existentes na lista.


< this.fim = p;
}
else{
fim.setProximo(p); this.fim = p;
}
}




2.2 Alocação simplesmente encandeada...
tracking img