Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAINEL SIMBÓLICO DO COMPANHEIRO MAÇOM
































C ( M ( Arthur Cezar Belo dos Santos
CIM / ID ( 257309 – Loja: Pelicano
Nº 710 - G ( O ( B (





Motivação:


Em toda a minha vida, sempre fui fascinado pela simbologia, sem nunca endeusar nada nem ninguém,nem tão pouco desacreditar ou desmentir qualquer coisa nem quem quer que seja, mas sempre respeitei todas as coisas que se propõem a representar, significar ou simbolizar alguma coisa.


Confesso que às vezes sou um pouco supersticioso com alguns símbolos, mas garanto que não chega a níveis alarmantes. Em verdade digo que os símbolos fazem parte da vida do homem desde a sua origem,pois pelo meu prisma, em tudo, necessariamente existi ou vai existir um símbolo; que a título de exemplos temos infinitas figuras, gravuras, escrituras e outros que direta ou indiretamente passam alguma informação, por vezes até de forma subi liminar, mas que todas de certa forma cumprem o seu papel.


Tive a oportunidade de estudar a Heráldica de alguns brasões históricos, medievais efamiliares e pode desfrutar de realidades vividas naquelas épocas que nos dias de hoje são repetidas com outra roupagem mais com a mesma essência. Pude compreender o porquê dos estandartes e bandeiras, levantadas pelos nossos antepassados, feitas por clãs que por vezes exerciam uma forte influencia social na região em que viviam e que para manter o status que impuseram ou adquiriram, colocavamfiguras que impusessem temor e respeito às outras famílias, tal como dragões, tigres, leões, lanças, machados, espadas, flechas e outros. Trazendo para os dias hodiernos, presenciamos uma infinidade de figuras e logo marcas que bastam velas para perceber e assimilar à mensagem que nos querem fornece, tal como a coca cola, as marcas de fabricantes de veículos, a Internet e suas ilimitadasramificações, em fim uma infinidade de símbolos que nos informa o poder, a confiança e o prestígio que determinada marca tem sobre o homem.


Se prestarmos mais atenção aos sinais que nos rodeiam, podemos perceber que muitos se utilizam à simbologia para se manter, sobre tudo àqueles que já exercem certo poder representativo, como a Igreja Católica com sua cruz, imagens santificadas e liturgiascelebradas, os governos com seus brasões, bandeiras, hinos e retratos dos governantes nas paredes dos órgãos públicos. Todos com o mesmo intuito de manter-se no poder, fascinar as pessoas e preservar a sua história. É mesmo chocante como tantas coisas estão demonstradas bem na nossa frente e não a percebemos por estarmos verdadeiramente cegos ou ignorantes


É neste diapasão que entra emminha vida, a beleza e riquíssima simbologia maçônica, que mesmo antes de me integrar ou ser iniciado, já me encantava com a vasta historia simbólica que ela possui. Nela estou sendo iluminado e com esta luz vejo cada vez melhor as coisas, ontem aluno ou alunado (sem luz) como aprendiz, hoje discípulo dos mestres (aquele que acompanha as idéias) como companheiro.

Trago neste trabalho acontinuidade de uma abordagem hermética dos símbolos existentes nos Painéis Simbólicos, desta feita, a do Companheiro Maçom, como fora feito quando Aprendiz, onde abordei o respectivo Painel Simbólico. Faço tal abordagem, não somente para constituir uma das etapas do aumento de salário, mas principalmente por uma necessidade pessoal que tenho de entender toda a simbologia existente, sobre tudo emloja; e nada seria pra mim mais prazeroso do que estudar as figuras que ornamentam um painel que tratamos em todas as nossas reuniões com tanta deferência.

Histórico:


Realmente, é encantador quando encontramos em sua trajetória evolutiva (Painel Simbólico), relatos dando conta de que os primeiros pedreiros livres levavam seus reais instrumentos de trabalho para as reuniões...
tracking img