Lista de exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 01
Avalie se falsas ou verdadeiras, as seguintes proposições sobre economia monetária: (1) Um aumento da taxa de redesconto, tudo o mais constante, leva a uma contração de M1. (2) Caso a base monetária não se altere, uma elevação do multiplicador bancário leva à redução de M1. (3) Dado que a autoridade monetária pode controlar o compulsório dos bancos, ela também pode determinar otamanho do multiplicador bancário. (4) Se o banco central quiser aumentar a quantidade de moeda na economia, ele pode realizar operações de mercado aberto que envolvam venda de títulos públicos, ou reduzir as alíquotas do compulsório. (5) A base monetária é por definição igual à reserva bancária mais os depósitos à vista nos bancos. QUESTÃO 02 Tendo em conta conceitos relativos ao sistema monetário,julgue as proposições:
1) 2) 3)

4) 5)

Define-se papel-moeda em poder do público como sendo o saldo do papel-moeda emitido menos a caixa em moeda corrente dos bancos comerciais. O setor bancário cria meios de pagamento quando, por exemplo, adquire bens ou serviços junto ao público, pagando em moeda corrente. No cálculo dos meios de pagamento, a noção de moeda manual empregada é a do saldo dopapel-moeda em poder do público, vale dizer, o total emitido menos os encaixes em moeda corrente dos bancos comerciais e do Banco Central. Os recursos em poder dos bancos comerciais incluem apenas o patrimônio líquido, os depósitos à vista recebidos do público e os empréstimos recebidos do Banco Central. Para que uma determinada transação origine uma variação nos meios de pagamento, é necessário queela ocorra entre o setor bancário e o setor não bancário da economia. Sendo assim, um aumento das aplicações do público em certificados de depósito a prazo emitidos pelos bancos de investimento, por exemplo, mantém inalterados os meios de pagamento.

QUESTÃO 03 Com base nos dados que seguem, calcule o montante dos meios de pagamentos como proporção dos depósitos à vista: a) o público mantém 20%de seus meios de pagamentos na forma de papel-moeda; b) do total de seus depósitos à vista, os bancos comerciais mantêm 30% como reserva compulsória, 10% como reserva voluntária e 10% como encaixe em moeda corrente. Para marcação na folha de respostas, multiplique o valor encontrado por 40.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - UCG

Pro - Reitoria de Graduação
Curso: Ciências Econômicas –Noturno Programa de Disciplina – Grade Curricular 2008/2 DISCIPLINA: Análise Macroeconômica I Professor: Gesmar José Vieira
Código CSA 1009
QUESTÃO 04 Indique se as proposições abaixo, relativas ao tema dos meios de pagamento, são verdadeiras ou falsas: (1) Definem-se meios de pagamento (M1) como a soma do papel moeda em poder do público com as reservas bancárias. (2) Em uma economia em que asreservas bancárias atingem 100% dos depósitos a vista o multiplicador monetário é igual a 0. (3) Sendo meios de pagamento definidos como M1, um aumento na relação moeda em poder do público/depósito à vista reduz o multiplicador monetário. (4) Se a razão reservas/depósitos à vista é de 25% e a razão moeda em poder do público/depósitos à vista é de 50%, o multiplicador monetário é 2. (5) O fato de osistema bancário ser por natureza ilíquido é empregado como argumento em favor da existência de um emprestador em última instância. QUESTÃO 05 Avalie as proposições abaixo sobre criação de base monetária, meios de pagamento e taxa de juros: (1) Empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais determinam aumento de igual montante nos meios de pagamento. (2) O Banco Central cria moeda quando, tomandoempréstimos externos, aumenta as suas reservas internacionais. (3) Em situação de perfeita mobilidade de capitais e regime de câmbio fixo, será o nulo o efeito líquido sobre a base monetária de uma compra de títulos domésticos no mercado aberto pelo Banco Central. (4)Quanto maior for o coeficiente de reservas dos bancos comerciais e menor for a preferência do público por papel moeda (proporção da...
tracking img