Lista de algoritmos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista Exercícios

1. Fazer um programa que efetue a leitura de 5 elementos de uma matriz A do tipo vetor. No final, apresente o total da soma de todos os elementos que sejam ímpares.
2.
Ler 8 elementos em uma matriz A do tipo vetor. Construir uma matriz B de mesma dimensão com os elementos da matriz A multiplicado por 3. Apresentar a matriz B.
3.
Ler 20 elementos de uma matriz do tipovetor e construir uma matriz B de mesma dimensão com os mesmo elementos de A, sendo que estes deverão estar invertidos, ou seja, o primeiro elemento de A passa a ser o último elemento de B, o segundo elemento de A passa a ser o penúltimo elemento de B e assim por diante.

4. Desenvolver um programa que efetue a leitura de 10 elementos de uma matriz A do tipo vetor. Construir uma Matriz B de mesmotipo, observando a seguinte lei de formação: Se o valor do índice for par, o valor deverá ser multiplicado por 5, se for ímpar, o valor deverá ser somado com 5. Ao final, mostrar os conteúdos das duas matrizes.

5. Ler 15 elementos de uma matriz A do tipo vetor. Construir uma matriz B de mesmo tipo, observando a seguinte lei de formação: "Todo elemento de B deverá ser o quadrado do elemento de Acorrespondente".
6.
Ler duas matrizes A e B do tipo vetor com 15 elementos cada. Construir uma matriz C, sendo esta a junção das duas outras matrizes. Desta forma, C deverá ter o dobro de elementos, ou seja, 30 elementos. Onde o primeiro elemento da matriz C receberá o primeiro elemento de A, o segundo elemento da matriz C será o primeiro elemento da matriz B, e assim por diante.
7.
Ler umamatriz A com 12 elementos. Após sua leitura, colocar os elementos em ordem crescente. depois ler uma matriz B também com 12 elementos. colocar os elementos de B em ordem crescente. construir uma matriz C, onde cada elemento de C é a soma do elemento correspondente de A com B. colocar em ordem decrescente a matriz C e apresentar seus valores.

8. Ler uma matriz A do tipo vetor com 15 elementos.Construir uma Matriz B de mesmo tipo, sendo que cada elemento da matriz B seja o fatorial do elemento da matriz A.
9.
Ler 12 elementos de uma matriz do tipo vetor, colocá-los em ordem decrescente e apresentar os elementos ordenados.

10. Ler 8 elementos de uma matriz do tipo vetor. Construir uma matriz B de mesma dimensão com os elementos da matriz multiplicados por 5. Apresentar a matriz B naordem crescente. Mostrar os elementos armazenados na matriz B.

11. Ler uma matriz A do tipo vetor com 5 elementos. Utilizando o comando de repetição FAÇA ENQUANTO receba um número. Se este número for par então multiplique o vetor por este número, caso contrário some o conteúdo da matriz com este número. Mostre o resultado da operação. O flag de final do laço é zero.

Respostas:

1)variaveis
numerico i, soma, auxresto
matriz numerico A[5]
inicio
soma := 0
para i de 1 ate 5
ler A[i]
auxresto := resto(A[i],2)
se auxresto 0 entao
soma := soma + A[i]
fim_se
proximo
escrever "a soma dos números ímpares é: ", soma
fim
----------
2)
variaveis
numerico i
matriz numerico A[8]
matriz numerico B[8]
inicio
para i de 1 ate 8
ler A[i]proximo
para i de 1 ate 8
B[i] := A[i]*3
proximo
para i de 1 ate 8
escrever "posicao do vetor B: ",i," valor: ", B[i]
proximo
fim
------------
3)
variaveis
numerico i
matriz numerico A[20]
matriz numerico B[20]
inicio
para i de 1 ate 20
ler A[i]
proximo
para i de 1 ate 20
B[21-i] := A[i]
proximo
para i de 1 ate 20
escrever "posicao do vetor B:",i," valor: ", B[i]
proximo
fim
-------------

4)
variaveis
numerico i, auxresto
matriz numerico A[10]
matriz numerico B[10]
inicio
para i de 1 ate 10
ler A[i]
proximo
para i de 1 ate 10
auxresto := resto(A[i],2)
se auxresto = 0 entao
B[i] := A[i]*5
senao
B[i] := A[i]+5
fim_se
proximo
para i de 1 ate 10
escrever "posicao do...
tracking img