Lisosima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A- A lisozima é uma enzima encontrada nas lágrimas e no muco dos seres humanos; é também produzida pelas bactérias e por outros organismos. Ela digere certos carboidratos de alto pesomolecular, assim as bactérias que contém esses carboidratos na estrutura de sua parede celular desintegram-se ou partem-se sob a ação da lisozima. A lisozima destrói o esqueleto glicosídico dopeptidioglicano, ou seja, destrói a camada protetora de muitas bactérias, causando uma queda na capacidade de absorbância como vimos no tubo 1; ao ser adicionado o solvente de lipídios no tubo 1 sofre açãotambém de um solvente lipidico que desidrata os lipidios presentes na parede celular da bactéria e causa uma queda ainda maior na capacidade de absorbância da bactéria do tubo 1. No tubo 2 queteve apenas a ação do solvente lipidico não observamos nenhuma modificação na capacidade de absorbância da bactéria isto ocorreu pois o solvente desidratou a camada lipica externa da celula epromoveu a contração dos poros do peptideoglicano, tornando-os impermeáveis.
B- Quando uma célula é submetida a um meio hipotônico, ocorre a absorção de água, denominada turgência, caso a absorçãopersistir a célula pode estourar, ocorrendo o que chamamos de plasmoptise. Em relação ao valor de absorbância, neste caso, ocorreria um aumento desta capacidade, variando assim seu valor deinício.
C- No tratamento 2, o solvente lipídico causou a desidratação da parede celular, causando a contração dos poros peptidoglicano.
D- A membrana celular é constituída por uma bicamada lipídica eem suas extremidades estão presentes o grupo fosfato e ácidos graxos; no caso das extremidades dos fosfatos, estes são dotados de carga elétrica hidrofílicas, ou seja, possuem afinidade com aágua, podendo interagir com o meio aquoso. No caso da célula tratada em meio hipotônico, a estrutura preservada seria a estrutura da membrana plasmática, onde se encontram as extremidades dos...
tracking img