Liquidity preference as behavior toward risk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Leandro da Silva Barreira

RESENHA CRÍTICA

TOBIN, James. Liquidity Preference as Behavior Toward Risk. Review of Economic Studies, pp. 65-86, 1958.

1. CREDENCIAIS DO AUTOR

Norte-americano, nascido em 1918, James Tobin foi estudante bolsista em Harvard (1937-1941), onde depois também fez seu doutorado em filosofia (1946-1947). No final da década de 1960, associou-se aoCouncil of Economic Advisors. Durante o governo do Presidente John Kennedy, teve um papel importante como conselheiro em economia (1961-1962). Mais tarde, destacado pós-keynesiano, seria um crítico da política econômica do presidente Ronald Reagan, largamente apoiada no monetarismo de Milton Friedman.

Tornou-se conhecido por ter sugerido, em 1972, a criação de uma taxação sobre astransações financeiras internacionais como forma de reduzir a especulação nos mercados financeiros. Com as receitas formadas por este imposto, propunha que estes fundos fossem utilizados para financiar as Nações Unidas ou para ajudar o desenvolvimento dos países do terceiro mundo e o mesmo ficou conhecido como Taxa Tobin.

Ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1981 por sua análise de mercadosfinanceiros e suas relações com decisões despesas, emprego, produção e preços. Contribuiu com uma definição de natureza exata de um ativo, e o papel que a moeda desempenha no conjunto de ativos das famílias. Foi o autor da famosa frase “Não colocar todos os ovos no mesmo cesto”, uma metáfora de evitar o risco nas especulações bancárias.

Autor de 16 livros e de mais de 400 artigos, entre suasobras destacaram-se Liquidity Preference as Behavior Towards Risk (1958), Financial Markets and Economic Activity (1967), Essay in Economics (1971) e Asset Accumulation and Economic Activity (1980).

Morreu em 2002, aos 84 anos.

2. RESUMO DA OBRA

1. Considerações iniciais

A preferência pela liquidez, uma das relações funcionais básicas do modelo keynesiano, é a relaçãoinversa entre a demanda por moeda e taxas de juros. Partindo do pressuposto do comportamento dos agentes econômicos em suas tomadas de decisão, Tobin procura explicar não apenas a existência de procura por moeda, mesmo quando esta tem rendimento inferior a outros ativos, mas também a relação inversa entre a procura agregada por moeda e o tamanho desse diferencial em rendimentos. E questiona o por quêde os agentes econômicos manterem saldo de caixa, mesmo que com isso deixem de receber rendimentos em aplicações.

Tobin relaciona duas razões para retenção de moeda: razões transacionais e razões de investimentos.

O saldo de caixa é necessário ao equilíbrio das transações, pois um agente econômico dificilmente consegue manter perfeito sincronismo entre suas saídas e entradas derecursos. Para isso que o saldo de caixa seria necessário. Considerando os custos e a inconveniência envolvidos na transação financeira, mesmo somas elevadas necessárias à cobertura de um desencontro entre as entradas e saídas de caixa podem deixar de ser aplicadas, visto que tais operações ocorrem normalmente em curtos períodos de tempo. Por sua vez a escolha por manter saldo de caixa ao invés derealizar aplicações, mesmo que por curtíssimo prazo, deverá variar de acordo com a taxa de juros paga pelo mercado nessas aplicações de curto prazo. Por outro lado podem existir excedentes de recebimentos sobre gastos correntes e que não serão necessários para pagamentos no curto prazo. Se esses excedentes, mesmo podendo ser investidos, são mantidos em caixa, a razão aparente é o temor doinvestidor de perder com a aplicação ao transformar esse caixa, de maior liquidez, em outros ativos com menor liquidez e expostos a um maior risco. A expectativa de ganhos, à medida que crescem as taxas de juros, deverá afetar negativamente o montante deixado pelo agente econômico em caixa. As razões para o agente econômico manter ativos líquidos em seus balanços patrimoniais seriam precaução,...
tracking img