Linux x ios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Deadlock no Linux:
Tanto em Linux com em Windows o método de tratamento de deadlock escolhido foi o algoritmo do avestruz, ou seja, ambos os sistemas ignoram completamente a existência desse problema dentro da computação.
Essa técnica é utilizada por esses Sistemas Operacionais, pelo fato deles necessitarem serem altamente interativos com usuários, não sabendo assim quais e quando os recursosserão utilizados. Além disso, os usuários precisam de respostas com extrema eficiência e rapidez, o que se torne praticamente impossível ao querer tratar um deadlock por qualquer estratégia que seja, pois estas reduzirão consideravelmente o desempenho do computador.
Escalonamento no Linux:
No Linux, as tarefas do Kernel também são incluídas no escalonamento de processos. O Linux utiliza 3 métodosdiferentes de escalonamento de processos, sendo que é a classe de escalonamento de cada processo que determina qual algoritmo utilizar:
- SCHED_FIFO: First-in-first-out, o primeiro que entra na fila é o primeiro que será executado.
- SCHED_RR: Round-RObin
- SCHED_OTHER: Escalonamento hierárquico com realimentação.
Referencia dos artigos acima =http://gpcardim.files.wordpress.com/2010/08/pesquisa_so.pdf

Sistema de arquivos no Linux:
Usuários experientes de Linux sabem que o sistema possui excelente desempenho o gerenciamento de dados, tanto no que diz respeito ao armazenamento, quanto nas alocações e atualizações de informações. Dentre vários, um dos grandes responsáveis por tanta eficiência é o sistema de arquivo (ou file system) ext3 (sigla para third extended file system), quepassou a ser integrado definitivamente ao Linux (kernel) a partir da versão 2.4.
Os sistemas de arquivos são criados em partições do disco, de forma que seja possível armazenar programas e dados em formato de arquivos e diretórios (pastas). O Linux, assim como praticamente todos os sistemas operacionais baseados em Unix, usa um sistema de arquivos que possui uma hierarquia, composta de arquivose diretórios, que podem conter outros diretórios ou arquivos.
Os arquivos/diretórios (sistemas baseados em Unix tratam os diretórios como arquivos específicos) em um sistema de arquivos para Linux são disponibilizados (ou montados) para manipulação através do comando “mount”, geralmente acionado no processo de startup (inicialização), que ocorre quando o computador é ligado e começa a carregar osistema operacional. O Linux consegue trabalhar com vários sistemas de arquivos em um mesmo disco (situação comum a usuários que possuem Windows e Linux em suas máquinas, por exemplo) e, para “enxergá-los”, armazena a lista de sistemas de arquivos disponíveis no arquivo /etc/fstab (repare que /etc/ indica um caminho de diretório). No entanto, há uma lista de sistemas de arquivos que estãoefetivamente em uso, disponível no arquivo /etc/mtab, também conhecido como “tabela mount”. Esta lista é atualizada no processo de startup, para indicar ao sistema operacional quais sistemas de arquivos ele poderá acessar.
Para cada sistema de arquivos montado no startup, um bit no cabeçalho do sistema de arquivos é zerado para indicar que o sistema de arquivos está em uso a partir daquele momento e queas estruturas de dados usadas para alocação e organização de arquivos/diretórios podem sofrer mudanças (atualizações).
Quando o usuário decide desligar o computador e usa comandos para encerrar o Linux, os sistemas de arquivos são desmontados, fazendo com que o bit citado acima seja modificado para indicar que o sistema de arquivos está consistente, ou seja, não pode mais sofrer mudanças.
Segueabaixo uma breve descrição sobre os sistemas de arquivos mais comuns disponíveis para o Linux:
Ext2 = O sistema de arquivos ext2 é conhecido como "Second Extended File System". Foi desenvolvido para ser mais "eficiente" que o sistema de arquivos "Minix", seu antecessor.
O Minix era muito utilizado nas primeiras versões do Linux, e foi utilizado por muitos anos.
O sistema de arquivos ext2...
tracking img