Linha do tempo- lina bo bardi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"LINHA DO TEMPO - LINA BO BARDI

 
1914
(5 de dezembro) Nasce Achillina Bo em Roma, filha de uma família genovesa formada por Enrico e Giovanna, e que se completaria com a irmã mais nova, Graziela.
 
1939
Forma-se na Faculdade de Arquitetura de Roma, com o trabalho de graduação "Núcleo Assistencial da Maternidade e da Infância"
 
1940
Muda-se para Milão e passa a atuar no estúdio "Bo ePagani", na Via Gesù, 12, com o arquiteto Carlo Pagani.

Colabora até 1943 com Gio Ponti na revista Lo Stile - nella casa e nell'arredamento. Atua também nas revistas Grazia, Bellezza, Vetrina e L'Illustrazione Italiana.
 
1943
Afasta-se de Gio Ponti e torna-se, com Carlo Pagani, vice-diretora de Domus e dos Quaderni di Domus até a suspensão da revista em janeiro de 1945. Os bombardeios deMilão pelos Aliados destroem a cidade, inclusive seu estúdio na Via Gesù. Atua junto a vários intelectuais e arquitetos simpatizantes da Resistência.
 
1945
Participa da fundação da Organização dos Arquitetos Associados, transformada depois no "Movimento Studi Architettura", núcleo milanês de reconstrução racionalista.

Enviada pela Domus, viaja em companhia de Pagani e do fotógrafo FedericoPatellani pela Itália, documentando e avaliando a situação do país destruído.

Funda com Pagani e Bruno Zevi a revista semanal 'A' - Attualità, Architettura, Abitazione, Arte, editada em Milão. Colabora no cotidiano Milano Sera, dirigido por Elio Vittorini.

Participa do Primeiro Encontro Nacional para a Reconstrução em Milão, alertando para o desinteresse da opinião pública diante do tema, quea seu ver envolve tanto a reconstrução física quanto a moral do país.
 
1946
Muda-se para Roma. Em seguida, casa-se com Pietro Maria Bardi. Em outubro o casal viaja para a América do Sul. Na chegada ao Brasil, no Rio de Janeiro, são recebidos no IAB. Lina conhece Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Rocha Miranda, os irmãos Roberto, Athos Bulcão, Burle Marx e outros. No Cosme Velho, conhece Portinari,o escultor Landucci e Marcos Jaimovitch.
 
1947
Assis Chateaubriand convida Pietro para fundar e dirigir um Museu de Arte.
São Paulo é escolhida, apesar da preferência de Lina pelo Rio de Janeiro.

Em 2 de outubro é fundado o Masp - Museu de Arte de São Paulo, instalado provisoriamente no segundo andar da sede dos Diários Associados, na Rua Sete de Abril. Lina projeta a adaptação do edifíciopara o Museu.

Projeta nova sede para os Diários Associados, na Rua Álvaro de Carvalho, em São Paulo.

Realiza design de jóias com pedras brasileiras.
 
1948
Fundação do Studio de Arte e Arquitetura Palma, reunindo Pietro Maria Bardi, Lina Bo Bardi, Giancarlo Palanti (que permanece na sociedade até 1951) e Valeria Piacentini Cirell (responsável pela seção de antiquário), no 18º andar de umedifício projetado pelo arquiteto polonês Lucjan Korngold (Praça Bráulio Gomes, 66, São Paulo). Em agosto, realiza a exposição "Nós e o Antigo".
 
1950
Funda Habitat - Revista das Artes no Brasil, dirigindo-a até o número 15 (com exceção dos números de 10 a 13, dirigidos por Flávio Motta). Na revista, mantém uma coluna de crônicas sob o pseudônimo Alencastro.

Com a colaboração de GiancarloPalanti, projeta reformas no edifício dos Diários Associados na Rua Sete de Abril para melhor acomodar o Masp, que passa a ocupar dois andares.
 
1951
Naturaliza-se brasileira: "Quando a gente nasce, não escolhe nada, nasce por acaso. Eu não nasci aqui, escolhi este lugar para viver. Por isso, o Brasil é meu país duas vezes, é minha 'Pátria de Escolha', e eu me sinto cidadã de todas as cidades,desde o Cariri, ao Triângulo Mineiro, às cidades do interior e às da fronteira."

Junto com Pietro Maria Bardi, cria e dirige o Curso de Desenho Industrial no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), onde lecionam Jacob Ruchti, Lasar Segall, Eduardo Kneese de Melo, Roberto Burle Marx, Oswaldo Bratke, Rino Levi, Giancarlo Palanti, Elizabeth Nobling, Alcides da Rocha Miranda, Thomas Farkas,...
tracking img