Linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
0021-7557/04/80-02-Supl/S95

Jornal de Pediatria
Copyright © 2004 by Sociedade Brasileira de Pediatria

ARTIGO

DE

REVISÃO

Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem
Language and learning disorders
Carolina R. Schirmer1, Denise R. Fontoura1, Magda L. Nunes2

Resumo
Objetivo: O objetivo deste artigo é instrumentalizar os profissionais da saúde, em especial o pediatra,para que possam agir no diagnóstico e na prevenção primária dos distúrbios de linguagem oral e escrita. Fontes dos dados: Foi realizada revisão da literatura sobre o tema proposto na MEDLINE nos últimos 5 anos e foram incluídas referências de livros-texto considerados como base para a compreensão dos distúrbios da linguagem e do aprendizado na infância. Síntese dos dados: Sabe-se que as causas dealterações de linguagem e de dificuldades de aprendizagem podem ser variadas, apesar de existirem muitos estudos indicando fatores neurológicos para tais problemas. Conclusão: Ressalta-se a importância de uma adequada investigação buscando um correto diagnóstico para, então, direcionar o melhor tratamento indicado para cada caso. J Pediatr (Rio J). 2004;80(2 Supl):S95-S103: Distúrbios dalinguagem, aprendizagem, dislexia, autismo, epilepsia.

Abstract
Objective: To aid health professionals, especially pediatricians, in the diagnosis and prevention of language and learning disorders. Sources of data: Review of the relevant literature published in the past 5 years (MEDLINE and textbooks). Summary of the findings: Multiple variables, among them neurological diseases, may be related to theetiology of language and learning disorders. Conclusion: An adequate diagnostic investigation may guide the choice of treatment.

J Pediatr (Rio J). 2004;80(2 Supl):S95-S103: Language disorders, learning disorders, dyslexia, autism, epilepsy.

Introdução
Grande parte das queixas relatadas na clínica pediátrica, neurológica, neuropsicológica e fonoaudiológica infantil refere-se a alteraçõesno processo de aprendizagem e/ou atraso na aquisição da linguagem. Acredita-se que as dificuldades de aprendizagem estejam intimamente relacionadas a história prévia de atraso na aquisição da linguagem. As dificuldades de linguagem referem-se a alterações no processo de desenvolvimento da expressão e recepção verbal e/ou escrita. Por isso, a necessidade de identificação precoce dessas alterações nocurso normal do desenvolvimento evita posteriores conseqüências educacionais e sociais desfavoráveis1. O objetivo deste estudo é instrumentalizar os profissionais da saúde, em especial o pediatra, para que possam agir no diagnóstico e na prevenção primária dos distúrbios de linguagem oral e escrita. Para tornar a leitura mais didática, enfocamos inicialmente o processo normal de desenvolvimentoda linguagem, as causas neurobiológicas e ambientais dessas alterações, tentando relacioná-las com suas implicações nas diversas fases do desenvolvimento. Ao final de cada tópico, descreve-se uma breve abordagem terapêutica.

Linguagem
A linguagem é um exemplo de função cortical superior, e seu desenvolvimento se sustenta, por um lado, em uma estrutura anatomofuncional geneticamente determinadae, por outro, em um estímulo verbal que depende do ambiente 2.

1. Fonoaudióloga. Aluna do curso de Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde, Programas de Neurologia Infantil e Neuropsicologia, Serviço de Neurologia, Hospital São Lucas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 2. Professora adjunta de Neurologia e Pediatria, Faculdade de Medicina, PUCRS.

S95

S96Jornal de Pediatria - Vol. 80, Nº2(supl), 2004
Serve de veículo para a comunicação, ou seja, constitui um instrumento social usado em interações visando à comunicação. Desta forma, deve ser considerada mais como uma força dinâmica ou processo do que como um produto. Pode ser definida como um sistema convencional de símbolos arbitrários que são combinados de modo sistemático e orientado para...
tracking img