Linguistica: cherokee

Páginas: 3 (597 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2013
Povo Cherokees

Os cherokees (em inglês, cherokee; em cherokee, ah-ni-yv-wi-ya) são um povo ameríndio da América do Norte, tribo da nação iroquois que, até o século XVI, habitavam o actualterritório do leste dos Estados Unidos, até serem expulsos para o Planalto de Ozark. Nos EUA, são conhecidos como uma das "Cinco Tribos Civilizadas".

A grafia "Cherokee" em inglês, acredita-se, é devida àderivação do nome do idioma em sua própria língua, Tsalagi, por meio de uma transposição fonética em Português (ou, mais especificamente, no dialeto barranquenho, já que o explorador Fernando de Sotoera da Extremadura). De Soto teria chamado os tsalagi de "chalaque", que pelo francês derivou em cheraqui, e depois em cherokee. Retornando ao português, o nome do povo e do idioma passou a sercherokee (com tônica na última sílaba), embora esta grafia às vezes seja incorretamente ignorada e trocada pela versão em inglês.

A língua cherokee não contém o som "r". Assim, a palavra "cherokee" quandopronunciada no idioma original é dita Tsa-la-gi (também pronuncida Jah-la-gee ou Cha-la-gee) pelos nativos, já que estes sons se parecem mais com "Cherokee" na língua original. Um grupo sulista doscherokees, no entanto, passou a falar um dialeto local com um som de "r" trilado após o contato com os europeus, tanto franceses quanto espanhóis, no início do século XVIII.

Idioma e alfabeto

Oscherokees falam um idioma da família iroquois que é uma língua polissíndeta escrita com um silabário (alfabeto em que cada símbolo representa uma sílaba inteira, não um único fonema) inventado pelolíder indígena Sequoyah. Acredita-se atualmente que já havia antes um silabário ancestral que teria inspirado Sequoyah a criar o sistema.

Durante anos, várias pessoas escreviam na Internet palavrascherokee transliteradas ou usavam fontes intercompatíveis improvisadas para escrever o silabário. Entretanto, recentemente os caracteres cherokees foram incluídos no sistema Unicode, o que permitiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguistica
  • O que é linguística?
  • Linguistica
  • linguistica
  • Linguistica
  • Linguistica
  • Linguística
  • Linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!