Linguagens, trabalho e tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Textos não verbais: não contêm palavras escritas ou faladas, mas produzem sentido, ou seja, dizem alguma coisa.
Nas relações contemporâneas, a linguagem não verbal tem importância cada vez maior.Isso se deve, principalmente, ao desenvolvimento dos meios de comunicação audiovisual, em especial da linguagem virtual, aquela utilizada nos meios eletrônicos, como a internet.
Textos escritos,portanto, não constituem nossa única fonte de informação. A comunicação pode ser feita de diversas formas: com imagens, sons, palavras, sinais. Imagens e sinais também produzem sentido e, portanto,comunicam da mesma maneira que as palavras, escritas ou faladas.
Construção dos sentidos: Analisando as relações entre língua e contexto, percebemos que uma mesma palavra pode ter diferentes sentidos. Porexemplo: “descascar um abacaxi” é retirar a casca da fruta e, também, “resolver um problema complicado”. Nem todos os sentidos são compreensíveis numa primeira leitura. Algumas interpretações só podemser feitas com base em relações mais elaboradas.
Ambiguidade: Uma mesma expressão pode nos levar a sentidos muito diferentes em um mesmo contexto. Chamamos isso de “ambiguidade da linguagem”. Comovimos até aqui, é possível considerar ambíguos quaisquer linguagens ou textos, Em alguns casos, perceber a ambiguidade é essencial para interpretar um texto, notar uma crítica ou seu humor, por exemplo.Esse é um recurso muito usado na publicidade .
Intertextualidade: é a relação entre textos em que um deles é tido como original e o outro só tem razão de existir por causa do primeiro. Aintertextualidade se estabelece com vistas a criar efeitos de humor, crítica, ironia etc.
Fichamento ou relatório de leitura: O fichamento é uma forma de registrar o conteúdo lido ou visto nas diversas fontes(livros, revistas, sites etc.), de maneira que, posteriormente, não seja necessário recorrer a elas para buscar as informações.
Paráfase: é o ato de retomar o que foi dito por outras pessoas, mas...
tracking img