Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Clarissa Paz de Menezes
Resumo: A Psicopedagogia, com a proposta de perceber o sujeito como ator de um processo, no qual tudo e todos a sua volta estão envolvidos, ajuda o professor a perceber essa criança e lançar a ela um olhar investigativo, com o intuito de descobrir suas necessidades, para assim auxiliá-la na superação dasdificuldades de aprendizagem e, principalmente na prevenção das mesmas. A ação do psicopedagogo na escola oportuniza um espaço de reflexões, onde o professor poderá através de diálogos e estudos com o psicopedagogo repensar e adequar a sua pratica de maneira a suprir as necessidades coletivas e individuais das crianças. Com esse olhar psicopedagógico, é possível perceber as necessidades de cada criança,além de perceber a escola como um todo, incluindo todos os participantes dessa escola como atuantes nas construções das crianças.
 
Palavras-chaves: Psicopedagogia, Educação Infantil, Construção do Conhecimento.
 
Problema
Os professores de Educação Infantil que não possuem um olhar psicopedagógico sobre a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem dos seus alunos, no que se refere àsrelações entre afetividade e cognição, apresentam maiores dificuldades na organização de uma proposta de intervenção pedagógica, que contribua para a prevenção das dificuldades de aprendizagem.
 
Objetivos
Objetivo Geral
Investigar as contribuições da Psicopedagogia para a Educação Infantil.
 
Objetivos específicos
Analisar a percepção da professora de Educação Infantil sobre relações entre afetoe cognição no processo de aprendizagem bem como a contribuição da Psicopedagogia para a atuação do professor.
Identificar a contribuição da Psicopedagogia Institucional no processo de formação continuada do professor e na prevenção das dificuldades de aprendizagem dos alunos.
 
Hipóteses
A Psicopedagogia contribui para a práxis do professor de Educação Infantil na medida em que oferece aporteteórico para a apropriação de relações entre afeto e cognição.
A Psicopedagogia contribui significativamente para a prevenção das dificuldades de aprendizagem e do fracasso escolar.
 
Instrumentos
Será utilizada uma entrevista semi-estruturada com registro concomitante da entrevistadora.
 
Amostra
As entrevistas serão realizadas com a psicopedagoga e com professora da Educação Infantil daEscola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação.
 
Procedimentos
O tipo de entrevista adotado para a investigação proposta neste espaço de pesquisa é a semi-estruturada, registrada de forma concomitante pela entrevistadora, sendo feita uma análise teórica posterior, conforme o interesse da pesquisa. Segundo Triviños (1987, p.146), entende-se por.
 
... entrevista semi-estruturada, emgeral, aquela que parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam à pesquisa, e que, em seguida, oferecem amplo campo de interrogativas, fruto de hipóteses que vão surgindo à medida que se recebem as respostas do informante. [...] o informante, seguindo espontaneamente a linha de seu pensamento e de suas experiências dentro do foco principal colocado peloinvestigador, começa a participar do conteúdo da pesquisa.
 
Para tanto, as entrevistas serão realizadas pela entrevistadora no mês de novembro de 2004.
 
Análise e Interpretação
A análise das entrevistas será realizada a partir das seguintes categorias:
•Contribuições da Psicopedagogia à Educação Infantil;
•Relações entre afeto e cognição da aprendizagem de crianças na Educação Infantil;•Contribuição da Psicopedagogia na prevenção das dificuldades de aprendizagem.
 
Cronograma
Tabela 1- cronograma da pesquisa
[pic]
 
 
Psicopedagogia e dificuldades de aprendizagem.
A Psicopedagogia surge de uma necessidade de entender e solucionar as dificuldades de aprendizagem, que eram vistas como um mal. Durante muito tempo, a criança que tivesse alguma dificuldade de aprendizagem...
tracking img