Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCORDANCIA NOMINAL E VERBAL


* Alexandre Scheibe
Professor Antonio M. R. Lemos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB0070) – Prática do Semestre
21/11/11

Resumo
A disposição das palavras na frase de concordância faz com que as palavras concordem, com as de que dependem na frase. Os adjetivos, pronomes, artigos e numerais concordam emgênero e número com os substantivos determinados, chamando de concordância nominal. O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito simples a que se refere, chamando de concordância verbal.
Palavras-chave: Concordância Nominal e Concordância Verbal.

1. INTRODUÇÃO
Não é novidade para ninguém que o brasileiro, quando fala, não dá muita importância à concordância. A nenhum tipo de concordância!Cometer erros de concordância na fala do cotidiano é muito comum, mas no texto formal é necessário que a concordância esteja absolutamente rigorosa.
De acordo com Mattoso Câmara “dá-se em gramática o nome de concordância à circunstância de um adjetivo variar em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere (concordância nominal) e à de um verbo variar em número e pessoa de acordo como seu sujeito (concordância verbal). Há, não obstante, casos especiais que se prestam a dúvidas”.
Vamos a um trecho da canção “Música Urbana”, do Capital Inicial:
“Tudo errado, mas tudo bem.
Tudo quase sempre como eu sempre quis.
Sai da minha frente, que agora eu quero ver.
Não me importam os seus atos, eu não sou mais um desesperado.
Se eu ando por ruas quase escuras, as ruas passam”Você notou como o letrista fez a concordância: “não me importam os seus atos”. Os atos não têm importância, portanto eles não importam. A concordância está correta, o que é exigível ao menos na língua formal. É desejável que a gente acerte a concordância no cotidiano também. Basta concordar verbo e sujeito. “Atos” está no plural, então é óbvio que o verbo também deve estar no plural: “importam”.2. CONCORDÂNCIA NOMINAL
2. 1. Conceitos
Como o próprio nome diz, concordância nominal é a concordância entre os nomes, ou seja, concordância entre o adjetivo, artigo, numeral com o substantivo em gênero e número. Parece simples, porém existem muitas regras gramaticais que exigem nossa atenção, como quando o adjetivo vem antes ou depois do substantivo a que se refere, quando um único adjetivo serefere a mais que um substantivo, quando um substantivo é determinado por mais que um adjetivo entre outros casos.
2. 2. Casos Especiais
* Concordância do adjetivo (adjunto adnominal) com o substantivo;
Existem dois casos, um caso é quando há um só adjetivo para mais de um substantivo de gênero ou número diferentes. Exemplos: Ele tinha agasalhos e blusas bonitos/bonitas. Bonitas blusas eagasalhos a deixavam mais linda. Bonitos agasalhos e blusas a deixavam mais bonita.
O outro caso é quando há mais de um adjetivo no singular referindo-se a um só substantivo. Exemplos: Estudo a língua portuguesa e a francesa. Estudo as línguas portuguesa e a francesa.
* Concordância do adjetivo predicativo com o substantivo;
Neste tipo de concordância existem quatro casos diferentes, oprimeiro ocorre quando o predicativo do sujeito posposto a um sujeito composto. Exemplos: Os pais e os filhos eram muito perecidos. Mães e filhas eram belas. Os filhos e as filhas do casal eram muito parecidos.
O segundo caso ocorre quando o predicativo do sujeito anteposto a um sujeito do composto. Exemplos: Belos eram as florestas e os rios. Belas eram as florestas e os rios.
Já o terceiro é quandoo predicativo do objeto posposto a substantivos de gêneros diferentes. Exemplo: Chamamos os meninos e as meninas de bobos.
O último caso acontece quando o predicativo do objeto anteposto a substantivos de gêneros diferentes. Exemplos: Chamamos de bobos as meninas e os meninos. Chamamos de bobas as meninas e os meninos.
* Concordância do numeral com o substantivo;
São dois casos, o...
tracking img