Trabalhos de aletas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto n°1
Uma empresa produz motores de elevadores com capacidade de 40 CV. Os usuários estão reclamando que a temperatura da carcaça esta muito elevada e, ao mesmo tempo, as equipes de manutençãoda empresa tem reclamado que os componentes estão apresentando problemas em prazos inferiores aos previstos. Em suma, suspeita-se que a vida útil dos componentes esteja inferior ao projeto, proproblemas de aquecimento.
Um engenheiro da empresa pretende resolver o problema utilizando um sistema de aletas soldadas e embebidas em pasta térmica, para reduzir a resistência térmica de contato.Entretanto, há outra possibilidade: abaixar a temperatura do ambiente que está muito elevada e certamente dificultando a troca de calor. Alguém propõe um sistema combinado, visando reduzir os custos com arcondicionado. Faça uma análise do problema e proponha a melhor solução. Considere a existência de resistência térmica de contato entre a aleta e a carcaça.

Projeto n°2
A operação eficiente de um chipestá limitada à sua máxima temperatura de operação.
Assim, é importante que a dissipação de calor seja eficiente. Para tanto, duas opções são freqüentemente adotadas no projeto do sistema de dissipaçãode calor para um chip. A primeira consiste em se usar um fluido dielétrico ao invés de ar como fluido em contato com o chip. A segunda opção consiste na utilização de aletas. A figura a seguir mostraum chip muito fino colado perfeitamente de um lado a uma placa quadrada de bakelite (condutividade térmica de 1.4 W/mK). A placa de bakelite tem espessura e= 5 mm e lado de dimensão de 12,7 mm. Amáxima temperatura de operação do chip é de 75°C. A superfície oposta da placa de bakelite (aquela que não está colada ao chip) encontra-se em contato com ar refrigerado a uma temperatura de 20°C comcoeficiente de película de 40 (W/m2K). A outra superfície do chip (aquela que não está colada à bakelite) encontra-se aletada. Para tanto são usadas 16 aletas piniformes de seção de área constante e...
tracking img