Linguagem visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ponto
Sendo o elemento visual mais simples e necessário, o ponto é uma forma visual que também serve para definir outras formas bidimensionais ou tridimensionais que pode dar sensação de proximidadeou ilusão de cor ou tom. “Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância dura ou com um bastão, pensamos nesse elemento visual com um ponto de referência ou um indicador de espaço”[4].Bueno (2008), considera que quando observamos, no céu imenso, um ponto de luz, ele nos chama atenção, logo direcionamos fixamente nossos olhos, e surge sempre um questionamento. Num papel vazio,temos a sensação de estar sempre procurando algo, como se nossos olhos buscassem um lugar para se deterem. Um pequeno ponto já nos leva a soltar nossa imaginação e viajar. Isso sem dizer também que é comele que tudo começa, ou seja, ao tocarmos o lápis no papel, antes de qualquer outro movimento, num simples contato, encontramos um ponto. Trabalhamos com ponto, podemos obter efeitos de luz e sombras,volume ou profundidade.
Cor
A cor é um elemento fundamental na linguagem visual: influencia o nosso comportamento, transmite mensagens e sensações. No nosso cotidiano, a cor está bastante presentee muitas vezes ligada a significados simbólicos. Podendo ser encontrada, por exemplo, num sinal informativo de alguma coisa, numa bandeira, num spot publicitário, etc.
As cores e tons exercem o seupoder nos ambientes que nos envolvem, na arquitetura, decoração, design, artes plásticas, roupas etc. Não interferem na ocupação de espaços, mas se expressam em sensações, como o aconchego, sobriedadeou neutralidade, conforto, incluindo as térmicas, quentes ou frias. Ao longo das décadas do último século foi surpreendente observado o avanço do espaço das imagens sobre o espaço das palavras, umcenário no qual as imagens devoram sua própria cria, a escrita.
Textura
Segundo Dondis (1991), a textura é o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro...
tracking img