Linguagem visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linguagem visual
A criação de uma imagem para comunicar uma ideia pressupõe o uso de uma linguagem visual. Acredita-se que, assim como as pessoas podem "verbalizar" o seu pensamento, elas podem "visualizar" o mesmo. Na análise da "linguagem visual", os elementos da linguagem são delineados através dos elementos de arte e princípios de design. Um diagrama, um mapa e uma pintura são exemplos deusos da linguagem visual. Suas unidades estruturais costumam incluir ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura, escala. Dimensão e movimento.A teoria da arte e do design são usadas para construir composições visuais. Acredita-se que os elementos de uma imagem representam conceitos em um contexto espacial, ao invés da forma linear usado para palavras. Acredita-se também que a fala e acomunicação visual são meios paralelos e geralmente interdependentes pelos quais seres humanos trocam informações.
Semiologia gráfica
Semiologia gráfica é uma teoria do design de informação apresentado por Jacques Bertin em seu livro de 1967, Semiologie Graphique. Esta teoria é considerada "um quadro para a análise e representação de dados em papel. Fundada na experiência prática de Bertin como geógrafo ecartógrafo, ao invés da pesquisa empírica". Este trabalho, segundo Edward Tufte (2003) "prevê um estudo aprofundado de diferentes técnicas gráficas (forma, orientação, cor, textura, volume, tamanho) para localizar e sinalizar variações quantitativas, geralmente sobre o espaço geográfico ou ao longo do tempo. Existe também a análise de gráficos e tabelas de classificação de dados. O livro contémvárias ilustrações produzidas por Bertin e seus colegas".
Elementos de linguagem visual
O PONTO: é a unidade mais simples e irredutível da comunicação visual. Qualquer ponto tem uma força visual grande de atracção sobre o olho. Diversos pontos conectados são capazes de dirigir a visão. Quanto mais próximos entre si, maior a capacidade de guiar o olhar. Em grande quantidade e justapostos, criam ailusão de tom ou cor.

A LINHA: Pode ser definida como uma cadeia de pontos tão próximos que não se pode distingui-los. Nas artes visuais, a linha é o elemento visual por excelência. A linha pode adotar formas muito distintas para expressar intenções diferentes. Pode ser indisciplinada, para aproveitar sua espontaneidade expressiva, delicada, ondulada, vacilante, indecisa, nervosa, etc. A linhavertical atrai o olhar para o alto; a horizontal provoca a impressão de repouso; já a linha curva dá-nos a sensação de movimento.
As linhas retas produzem uma sensação de tranquilidade, de solidez, de serenidade;
As linhas curvas, de instabilidade, graciosidade, alegria; a fina produz uma impressão de delicadeza; a grossa, de energia; a carregada, de resolução, violência; a linha comprida dásensação de vivacidade; linha curta, de firmeza.
FORMA: A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. A forma de uma zona ou contorno vai nos permitir reconhecê-la como representação de objetos reais ou imaginários.
DIREÇÃO: Os contornos básicos expressam três direções visuais significativas. O quadrado, as direções horizontal e vertical; otriângulo, a diagonal; e o círculo, a curva. Cada uma dessas direcões é uma valiosa ferramenta para a confecção de mensagens visuais. A referência vertical-horizontal constitui a referência primária do homem. A diagonal, ao contrário, é a força direcional mais instável e provocadora. As curvas têm significados associadas ao enquadramento, à repetição e ao calor.
TOM: A luz rodeia as coisas,reflete-se nas superfícies brilhantes, incide sobre objetos que já possuem uma claridade ou obscuridade relativa. As variações de luz, ou seja, os tons, nos fazem distinguir o que está à nossa volta. Vemos o escuro porque está próximo ou se sobrepõe ao claro, e vice-versa. O tom é um dos melhores instrumentos de que se dispõe para indicar e expressar a tridimensionalidade dos objetos.
TEXTURA:...
tracking img