Linguagens Regionais
São sinônimos, gírias, sotaques e ênfase em vogais e consoantes, de algumas palavras não comumente empregadas em outras regiões, mas de fácil entendimento em todo Território Nacional.

Pode-se dizer que LINGUAGEM REGIONAL é o conjunto de características de uma língua - vocabulário próprio do lugar, pronúncia, sintaxe - que tornam o falante de uma dada região identificável a partir de seu discurso.
LINGUAGEM REGIONAL não é erro ou defeito, nem indica superioridade de uns ou inferioridade de outros. São fenômenos que acontecem em qualquer língua e fazem parte da riqueza cultural de um país e de um idioma.O falar do Nordeste ?
(Dialeto do Nordeste, Dialetos regionais)

Foi no Nordeste do país que primeiramente a língua portuguesa se fixou em nosso território. O início da colonização portuguesa se deu justamente entre os estados de Pernambuco e Bahia, enquanto outras partes do país só viriam a receber a influência lusitana bem mais adiante.
“Quando fomos colonizados pelos portugueses, as duas primeiras vertentes da língua, pode-se dizer assim, foram Pernambuco e Bahia, porque ficavam mais próxima do Velho Continente. Havia um porto em Recife, outro em Salvador. Mas eram divididos por uma barreira natural, que era o Rio São Francisco. Salvador setornou a capital do Brasil. O Rio de Janeiro teve o problema da invasão francesa logo no começo e São Paulo foi colonizado pelos jesuítas, que não levaram a língua portuguesa – eles antes levaram o latim e procuraram aprender o tupi-guarani” – Explica Nelly Carvalho, professora de Letras da Universidade Federal de Pernambuco.
A modalidade de português falada nessa região foi se arcaizando durante a evolução do país. “Em Portugal o português avançou. O que veio para o Brasil foi o português dos colonos, dos degregados, das prostitutas, que eram chamadas de raparigas, jesuítas que foram para o Sul e que na maioria eram espanhóis”.
Sobre as [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Linguagem regional. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Regional/245513.html

MLA

"Linguagem regional" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Regional/245513.html>.

MLA 7

"Linguagem regional." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Regional/245513.html>.

CHICAGO

"Linguagem regional." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Regional/245513.html.