Linguagem natural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE POLITÉCNICA DE JUNDIAÍ

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO





























LINGUAGEM NATURAL













Rafael Henrique Tapia 0200465








Jundiaí

2008

FACULDADE POLITÉCNICA DE JUNDIAÍ

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO























LINGUAGEM NATURALEstudo realizado com a finalidade de relatar as situações relacionadas e as relações com as linguagens formais, referente à disciplina Compiladores do curso de Engenharia da Computação da Faculdade Politécnica de Jundiaí.











Jundiaí

2008
SUMÁRIO




1. IMPORTÂNCIA DAS INTERFACES EM LINGUAGEM NATURAL 3
2. HISTÓRICO3
2.1. Lingüística 3
2.2. Conceitos da Lingüística 4
2.3. Disciplinas da Lingüística 5
3. GRAMÁTICA 5
4. PARSES OU ÁRVORES DE DERIVAÇÃO 7
5. SISTEMAS QUE UTILIZAM LINGUAGEM NATURAL 10
6. MANIPULAR OU PROCESSAR 11
7. APLICAÇÃO, FERRAMENTA, TECNOLOGIA E FUNCIONALIDADE 12
7.1. Ajudar ou substituir o ser humano? 13
7.2.A questão da língua no desenvolvimento de aplicações 14
8. PANORÂMICAS POSSÍVEIS 14
9. TIPOS DE APLICAÇÕES 14
10. BIBLIOGRAFIA 16

Importância das Interfaces em Linguagem Natural



Os sistemas computacionais atuais atingiram um patamar onde há grande disponibilidade de hardware, onde o software é cada vez mais complexo e especializado.Conseqüentemente, os usuários têm várias opções de sistemas para cada uma de suas diversas necessidades. Entretanto, para que o usuário utilize convenientemente tais sistemas, deve demandar considerável esforço para aprender a utiliza-los. Perdendo as vezes, muito tempo até utiliza-los efetivamente, tempo este, não disponível ao usuário.


Grande parte das pessoas - principalmente usuários ocasionais, comoexecutivos - que poderiam fazer bom uso dos recursos disponíveis solucionando muitos dos seus problemas, não o fazem por "medo" do computador, "medo" da complexidade e da diversidade das interfaces utilizadas. Os que se aventuram na tentativa de descobrir todos os segredos do sistema só o conseguem adaptando-se a interface oferecida pelo sistema.






HISTÓRICO



Por muito tempoa história da Compreensão da Linguagem Natural (CLN) esteve nas mão dos lingüistas, que formularam os primeiros conceitos e desenvolveram as primeiras técnicas para a CLN. Somente mais tarde, com o surgimento de computador e da Inteligência Artificial (IA), a CLN passou a ser assunto também para os cientistas e engenheiros da computação. Considerando este passado da CLN, vê-se oportuno um brevehistórico da lingüística.




1. Lingüística


Na história da lingüística houve dois momentoschave, conforme [ORLA90], marcados por duas tendências:


1ª) Formalismo (séc. XVII) ( se preocupou com o percurso psíquico da linguagem, observando a relação entre linguagem e pensamento. Buscouse nas diversas línguas, o que é único, universal, constante. Época onde os estudos foramfortemente marcados pelo racionalismo, estudando a linguagem como representação do pensamento e procurando mostrar que as línguas obedecem princípios racionais gerais e lógicos. Surgiu desta escola as gramáticas gerais, que regem todas as línguas, um modelo desta gramática é a Gramática de Port Royal dos franceses Ci. Lancelot e A. Arnaud (1690).
2ª) Sociologismo (séc. XIX) ( se preocupou emestudar o percurso social, explorando a relação entre língua e sociedade. Procurou o que é múltiplo, variado e diverso. Estudou principalmente as mudanças e a história das línguas no tempo. O alvo visado é a língua mãe, da qual todas as outras surgiram.
A lingüística como ciência surge somente no século XX, na Suíça, a partir dos trabalhos do pesquisador (considerado o pai da lingüística...
tracking img