Linguagem de internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM DE INTERNET
HELOISA MAGALHÃES GOULART
Universidade Estácio de Sá
Curso de Letras
Matrícula: 200302111282
Orientador: Prof. Dr. Hercules Alberto



Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as características da linguagem de Internet, questionando as idéias correntes quanto à utilização dessa linguagem.

PALAVRAS-CHAVE: Internet; Linguagem.





INTRODUÇÃO“A regra fundamental
é escrever com
simplicidade e
objetividade”.
(Sissi Pucciariello)

Nas últimas décadas, assistiu-se a grandes mudanças no campo socioeconômico e político, no da cultura, da ciência e da tecnologia. Os avanços tecnológicos tornaram possível o surgimento da era digital. O maior representante deste avanço é a Internet. A era digital trouxe mudanças de comportamento ede classes. Há dez anos, para mandar uma foto da família a um amigo em outro país, era preciso colocá-la em um envelope, levá-la ao correio, selar e esperar em média sete dias até que chegasse e ainda se corria o risco de ela ser extraviada. Hoje, em menos de um minuto, essa mesma foto é enviada por e-mail, com segurança para qualquer lugar do mundo e para quantas pessoas quiser. Esse avançotrouxe uma revolução para a sociedade, fez surgir novas profissões, as cartas foram substituídas por e-mail, as câmeras fotográficas e filmadoras, pela webcam, que permite em tempo real, na tela do computador que pessoas se vejam e se comuniquem com outras de qualquer lugar do mundo. E, para que pudéssemos estabelecer uma comunicação na mesma velocidade em que recebemos as informações, tivemos deadaptar nossa linguagem a essa tecnologia, criando uma linguagem fragmentada, abreviada, com utilização de símbolos para representar palavras ou sentimentos a fim de economizar tempo.
Essa nova linguagem é muito utilizada por jovens e divide a opinião de pais, professores e estudiosos da língua.
Sendo usuária de Internet e acadêmica de Letras, comecei a questionar-me sobre a linguagem nelautilizada para a comunicação. Quais as influências que ela pode exercer no uso da norma padrão escrita? Quais medidas o professor de Português pode adotar para que alunos reconheçam as diferenças entre esta linguagem e a norma culta?
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre linguagem de Internet com base na teoria de Ingedore Villaça Koch, nos livros O texto e a construção dos sentidose A inter-ação pela linguagem; a teoria de André Parente no livro O virtual e o hipertextual, além de outros teóricos e estudiosos; e também utilizaremos trechos de textos extraídos de salas de bate papo, orkut, flog.
Falaremos sobre a preocupação dos pais e professores com relação à utilização da linguagem de Internet e concluiremos esclarecendo o dever do professor como orientador do aluno.A linguagem oral X a linguagem escrita

Desde a época das sociedades primitivas, podemos perceber a preocupação com a perpetuação da história, dos costumes e crenças dos seres humanos. Como não conheciam a escrita, os homens primitivos faziam os seus registros por meio da pintura e desenhos.
Em outro período houve a necessidade de o ser humano expressar seus sentimentos, estados deespírito e dividir seu pensamento com os outros homens para estabelecer relações sociais com pessoas de seu convívio e também com pessoas de outras sociedades e para isso havia a relação de troca de mercadorias, principalmente de alimentos.
Depois disso, surgiu o mecanismo da fala, em que eram transmitidas a cultura e história do povo. Porém, ao ouvirem as histórias, cada indivíduo fazia a suainterpretação conforme a experiência de vida e quando repassavam, já continham informações diferentes das histórias ouvidas.
Com o surgimento da escrita, a história começou a ser registrada com riquezas de detalhes, como datas e os nomes de pessoas importantes para o surgimento e formação das sociedades e hoje podemos ler textos escritos há séculos.
Fala e escrita constituem duas modalidades do uso...
tracking img