Linguagem de banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA APLICADA CBTA

Linguagem de Banco de Dados

Rio Claro
2012

CENTRO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA APLICADA CBTA

Prof.ª Jeane

A Criação do Banco de Dados

Monografia apresentada à Faculdade CBTA, como parte integrante da avaliação do curso de graduação em Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento Sistemas.

Rio Claro
2012

RESUMO
Neste trabalho iremos abordar tudo quese relaciona a Banco de Dados (B D), sua origem, os primeiros bancos de dados, seus criadores, os motivos que levaram a sua criação, os tipos de banco de dados, suas linguagens e aplicações.

Conteúdo
INTRODUÇÃO 5
HISTÓRIA DO BANCO DE DADOS 5
PRINCIPAISSGBD's 7
ORACLE 7
Garantias Oracle 7
Disponibilidade 7
Conectividade 8
Manutenção Flexível 8
Segurança 8DB2 9
MYSQL 10
FIREBIRD 11
12
13
14
15

INTRODUÇÃO

Banco de Dados são coleção de dados relacionados referentes a um mesmo assunto e organizados de maneira útil com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.

História do banco de dados

A história dos banco de dados começa entre 1950 e 1960 quando o acesso e oarmazenamento era ainda muito rudimentar,os dados ainda eram armazenados em arquivo texto,embora fosse uma maneira simples,não era a maneira mais eficiente para armazenar dados.

Em 1957 o Departamento de Defesa Americano inaugurou a Conferenceon Data Systems Language (Conferencia sobre as Linguagem de Banco de Dados) também conhecida como CODASYL, para desenvolver linguagem de programação paracomputadores.CODASYL é famoso por ter desenvolvido a linguagem de programação COBOL ,mas também da criação do primeiro banco de dados moderno.

Em 1963,duas divisões do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América formaram uma conferência chamada "Developmentand Management of a Computer-Centered Data Base" ("Desenvolvimento e Gerenciamento de um Banco de Dados para Computadores").Nessaconferência, o termo Database(Base de Dados) foi concebido e definido com se segue:

Um conjunto de arquivos (tabelas), onde um arquivo é uma coleção ordenada de registros (linhas), e um registro consiste em uma ou mais chaves e dados.

Em 1971 foi emitido um importante relatório delineando o Network Data Model (Modelo de Dados em Rede), também conhecido como CODASYL Data Model (Modelo de Dados CODASYL), ouainda DBTG Data Model (Modelo de Dados DBTG).Esse modelo de dados definiu muitos conceitos de dados,importante para os banco de dados.

A primeira idéia de Banco de Dados relacionalfoi criado na Empresa IBM por Ted Codd,em 1970 a partir de um artigo que ele publicou chamado A RelationalModelof Data for LargeShared Data Banks" ("Um modelo relacional de dados para grandes bancos de dadoscompartilhados"),uma das grandes contribuições que Ted fez ao se criar a primeira estrutura de banco de dados relacionais,foi que a partir disso se originou o famoso SQL (Structured Query Language)criado pela IBM que inicialmente se chamava SEQUEL (StructuredEnglish Query Language) e tornou-se um padrão para Banco de Dados.
Em 1976 o doutor Pin-Shan (Peter) Chencria o Modelo de Entidade e Relacionamento(MER)O Modelo de Entidade-Relacionamento (MER) é uma representação conceitual abstrata da estrutura de dados gerando um diagrama conhecido como Diagrama de Entidade-Relacionamento (DER), cujas convenções devem ser conhecidas por todos os participantes do processo de análise, projeto e implementação do banco de dados (usuários, analistas, projetistas, programadores e administradores de bancos dedados).
Mesmo a IBM sendo a criadora do SQL e do primeiro conceito de Banco de Dados relacional,não foi ela quem fez o primeiro modelo comercial de Banco de Dados,foi a empresa HoneywellInformation Systems Inc.
Nos anos seguintes, bancos de dados continuaram a evoluir. Bancos de dados modernos como Oracle, Microsoft SQL Server, MySQL e LDAP são, todos, pelas idéias deixadas pelos primeiros bancos...
tracking img