Linguagem corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Outros fundamentos da linguagem corporal:
Expressão facial
O ser humano é capaz de demonstrar seus sentimentos por expressões faciais, é perceptível para qualquer um reconhecer quando alguém esta triste, feliz, assustado, nervoso, etc. Existem seis expressões faciais mais comuns de serem reconhecidas:
Felicidade
Descontentamento
Tristeza
Medo
Raiva
Surpresa
Crianças saudáveis sãocapazes de interpretar o significado do olhar em um rosto a partir dos quatro anos e em alguns casos até antes. Ao completarem cinco anos, elas adquirem a aptidão de fingir expressões faciais como fingir felicidade ou tristeza mesmo que não se sintam assim. Tal aprendizagem se torna indispensável para qualquer ser humano, ser sincero o tempo todo torna a vida ainda mais estressante. Conclui-se que asexpressões faciais nem sempre manifestam o que realmente se sente.
Movimentos da cabeça.
Cem vezes por hora é a média que as pessoas balançam a cabeça quando estão se relacionando. Todos conhecem o balançar a cabeça de forma consciente como dizer sim ou não. Porém existem outros sinais inconscientes que o balançar de cabeça pode sinalizar como, por exemplo, quando em uma conversa alguém quer dizeralguma coisa, ou demonstrar que esta ouvindo o outro.
Existem algumas hipóteses sobre como surgiu o gesto negativo de balançar a cabeça, que é comum em todas as culturas, um parecer é que quando um bebe não quer mais mamar ele afasta a cabeça , esta é uma das primeiras ações que um bebe é capaz de produzir e é deste modo que as pessoas aprendem a balançar a cabeça para dizer não.
Ângulo docorpo em relação aos outros.

O posicionamento do corpo em uma conversa, por exemplo, pode dizer muito como a pessoa se sente em relação à outra, ela pode estar receptiva ou defensiva, fechada ou aberta. Existem algumas principais formas de se posicionar em relação aos outros
Exemplos:
Gestos das mãos
Os gestos realizados pelas mãos têm inúmeros significados pode ressaltar algo que se estadizendo ou até substituir palavras não ditas. Porém por vezes os gestos contrariam o que se quer dizer como, por exemplo, ao fazer um elogio, roer as unhas ou tamborilar com os dedos pode ser um sinal de falsidade. Outro exemplo são palmas das mãos abertas voltadas para cima sinal de vulnerabilidade, ao contrario de palma voltada para baixo e punho fechado.
Gestos e posições dos braços
Algumaspessoas se sentem deslocadas, ao não saber o que fazer com os braços, assim coloca-os para traz ou nos bolsos, entretanto também pode demonstrar que se esta escondendo algo.
Os braços são frequentemente utilizados para aproximar pessoas ou rejeita-las. O braço ao redor do ombro é um gesto positivo significa proteção, empatia, aprovação, etc. Cruzar os braços pode significar rejeição, estar nadefensiva, um sinal para não se aproximar.
O homúnculo: Porcentagem de espaço cerebral dedicado as partes do corpo.
Joelhos pés e tornozelos
As pessoas não costumam prestar atenção para os joelhões pés e tornozelos, já que eles não transmitem mensagens muito complexas, entretanto ao prestar atenção para estas extremidades é possível notar se uma pessoa esta ansiosa ou nervosa.
Exemplos:
O pébatendo constantemente pode ser um sinal de ansiedade, mas também pode significar tentar se concentrar em algo e assim cria tensão corporal.
Perna cruzada por vezes pode significar uma postura defensiva.
Quando se esta, sentado inclinar o corpo para frente e apoiar as mãos nos joelhos se busca conforto e de se tocar, mas pode ser interpretado como vontade de se levantar e ir embora.
Contemplação econtato ocular
Os músculos que ajudam na movimentação do globo ocular estão ligados a parte inconsciente do cérebro, por isso o olhar é uma ferramenta tão importante na linguagem corporal, já que através dele é possível contatar contradições no que é dito e no que o olhar expressa.
A forma de olhar o semelhante é interpretada de varias maneiras em diferentes culturas algumas cultuam o olhar...
tracking img