Lingua e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A comunicação é uma característica inerente a todos os seres, permitindo-os viver em sociedade, compartilhando experiências, interagindo com as diferentes culturas e manifestando sentimentos diversos. Para podermos nos comunicar, temos que aprender a língua e a linguagem.
A Língua é o fator resultante da organização de palavras. É, de certa forma um aspecto natural, isto é, algo que possui suasleis e princípios próprios e que independem dos sujeitos falantes que a empregam e utilizadas por uma coletividade. 
A Línguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos. Tanto a verbal quanto a não-verbal expressam sentidos e utilizam-se de signos. Através da linguagem, o homem modela seus pensamentos, emoções, sentimentos, sua vontade, seusatos, logo, a linguagem é a base mais profunda da sociedade humana.
Sendo assim, a linguagem engloba a língua, fala e palavra, que se constitui sob fato físico, que determina para o ser humano a possibilidade de falar, escutar, escrever e ler; sob aspecto sociocultural, que determina a diferença entre línguas e entre linguagem dos indivíduos, ou seja, o português e o inglês correspondem a sociedadesdiferentes, bem como a linguagem de Machado de Assis e Guimarães Rosa correspondem a momentos diferentes da cultura do Brasil.
A Linguagem Como Atividade Humana
Considerando o homem um ser que fala e a palavra a senha de entrada no mundo humano, vamos examinar mais profundamente o que vem a ser a linguagem especificamente humana. A linguagem é um sistema simbólico. O homem é o único animalcapaz de criar símbolos, isto é, signos arbitrários em relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencionais, ou seja, dependentes de aceitação social. A linguagem, portanto, é um sistema de representações aceitas por um grupo social, que possibilita a comunicação entre os integrantes desse mesmo grupo.
Entretanto, na medida em que esse laço entre representação e objeto representado éarbitrário, ele é, necessariamente, uma construção da razão, isto é, uma invenção do sujeito para poder se aproximar da realidade. A linguagem, portanto, é produto da razão e só pode existir onde há racionalidade.
A linguagem é, assim, um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural, pois é ela que nos permite transcender a nossa experiência. No momento em que damos nome a qualquerobjeto da natureza, nós o individuamos, o diferenciamos do resto que o cerca; ele passa a existir para a nossa consciência. Com esse simples ato de nomear, distanciamo-nos da inteligência concreta animal, limitada ao aqui e agora, e entramos no mundo do simbólico. O nome é símbolo dos objetos que existem no mundo natural e das entidades abstratas que só têm existência no nosso pensamento (porexemplo, ações, estados ou qualidades como tristeza, beleza, liberdade).
O que é língua? 
Língua é toda forma de comunicação obtida por uma linguagem natural, que é manifestada nos seus vários níveis de organização, sendo assim um sistema de signos.  É a forma humana e social de comunicar idéias através de um todo organizado de diferenças.
O sistema linguístico estruturou-se como um sistema que possuiinstabilidade e mutabilidade, dando ênfase a uma definição de língua como código.
A relaçao entre lingua, linguagem e sociedade baseia-se em tornar a linguagem sociavel, estruturando assim, todas as formas de linguagem natural.
O ordenamento estruturalista e tradicional determina a semelhança entre os idioletos, sendo chamado de língua. O objeto de estudo é uma estruturaçao em complexarealidade simiótica, porém fluida com indeterminaçao e polissemias pela condiçao dos seres históricos. Vivemos e nos constituimos na linguagem e também vivemos nela, quer dizer, quantas vozes sem aspas falam em nós, no sujeito. A linguagem é heterogenea pela falta de monotonia na linguagem natural.
A linguistica defini-se no estudo da representaçao as linguagens, escrita, falada, gestual e também na...
tracking img