Lingua potuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra leitura recobre um fenômeno complexo e abrangente. ler implica, no mínimo, duas vertentes: a leitura de palavras e a leitura de mundo. Isto significa que nós somos seres de linguagem eo universo em que vivemos é um grande texto à nossa disposição. Não há espaço humano que não seja carregado de linguagem. Vamos conhecer alguns de seus caminhos.
ler não é apenas ler palavras; éler mundo também. Temos percepção de mundo por meio de nossos sentidos, sabemos reconhecer cheiros, barulhos, sinais. Além das formas não verbais (imagens, fotografias, sons, gestos, movimentosetc),as palavras fazem parte das mais diferentes situações que vivemos. Com elas informamos o que pensamos, contamos fatos, externamos nossos sentimentos, brincamos, criamos arte, aprendemos... Comas palavras agimos e interagimos com o mundo.
Para vivermos e nos comunicarmos, fazemos uso da linguagem e, como vimos, o código da língua pode ser normalmente mais rápido para expressarmos econvencermos alguém de nossas idéias, pensamentos, emoções, vontades enquanto desempenhamos diversos papéis e identidades sociais. Por isso mesmo é que, de acordo com esses nossos papéis sociais esituações de comunicação, fazemos um uso diferente da língua. A esses "tipos relativamente estáveis de enunciados", Bakhtin, um estudioso da linguagem, que viveu na Rússia, no século XX, denominougêneros discursivos ou gêneros textuais. Gênero discursivo ou textual refere-se, portanto, a textos materializados em situações comunicativas recorrentes (que sempre acontecem) e que, por issomesmo, exigem a expressão por meio desses determinados modelos, formas estáveis que nos auxiliam a nos expressar. É justamente pelas distintas práticas sociais desenvolvidas nos diversos domíniosdiscursivos que sabemos que nosso comportamento discursivo num bar não pode ser o mesmo que numa igreja e que nossa produção textual na universidade não pode ser a mesma que numa revista de...
tracking img