Lingua, linguagem e fala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Linguagem, Língua e Fala.

Inúmeras você já deve ter ouvido alguém falar sobre a importância da comunicação. Mas o que significa exatamente comunicar? A própria palavra parece nos dar a resposta, uma vez que a raiz é a palavra comum: comunicar é o ato de tornar comum, conhecido.
Toda vez que tornamos algo comum, conhecido por alguém, estamos realizando um ato de comunicação.Antes mesmo de aprendermos a falar, já praticamos atos de comunicação. Pelo choro o bebê comunica à mãe que está com fome, por exemplo.
Várias linguagens podem ser utilizadas para exercermos atos de comunicação: a linguagem dos surdos-mudos, o código Morse, as placas e sinais de trânsito, as bandeiras mostradas nas corridas de automóveis, etc.
Linguagem é todo sistema de sinais convencionaisque nos permite realizar atos de comunicação.
De acordo com o sistema de sinais que utiliza, a linguagem pode ser:
* Verbal - aquela cujos sinais são as palavras. A língua que você usa para atos de comunicação é linguagem verbal. A palavra verbal provém do latim verbalis, que, por sua vez, vem de verbum, que significa palavra.
* Não-verbal – aquela que utiliza outros sinais que não as palavras.Os sinais empregados pelos surdos-mudos para efeito de comunicação constituem, portanto, um tipo de linguagem não-verbal, muito propriamente denominado linguagem dos surdos-mudos. Da mesma forma, o conjunto de sinais de trânsito utilizado para orientar os motoristas constitui um tipo de linguagem não-verbal.
Sem dúvida alguma, a linguagem que mais utilizamos para praticar atos de comunicação é alíngua. A língua é a linguagem que usa a palavra como sinal de comunicação. Trata-se de um sistema de natureza gramatical, pertence a um grupo de indivíduos, formado por um conjunto de sinais (as palavras) e por um conjunto de regras para sua combinação. É, portanto, uma instituição social de caráter abstrato, exterior aos indivíduos que a utilizam, que somente se caracteriza através da fala, que éum ato individual de vontade e inteligência.
Dessa forma, a língua possui um caráter social – ela é patrimônio de toda uma coletividade. (Por exemplo, a língua portuguesa é patrimônio de toda a comunidade de falantes da língua portuguesa e só a comunidade pode agir sobre ela.). Entretanto, cada membro da comunidade pode usar a língua de forma particular, criando, assim, a fala.
Língua é oconjunto de sinais baseado em palavras.
Também não devemos confundir língua com escrita, já que são dois sistemas distintos. A escrita represente um estágio posterior de uma língua, tanto que muitas pessoas utilizam a língua sem saber utilizar sua forma escrita (por exemplo, os analfabetos). Há, ainda, muitas línguas ágrafas, isto é, que não são representadas por nenhuma forma escrita. Existe no mundotodo aproximadamente três mil línguas, das quais apenas 110 possuem escrita.
Embora todos no Brasil falem o português, existem usos diferentes dessa língua em decorrência de inúmeros fatores, entre os quais destacamos os seguintes:
* fatores regionais – você já deve ter percebido que o português falado no Sul do país se difere do português falado no Norte. Mesmo dentro de uma mesma região,encontram-se variações no uso da língua.
* fatores culturais – o grau de escolarização e a formação cultural do indivíduo são também fatores que determinam usos diferentes da língua. Uma pessoa escolarizada utiliza a língua de maneira diversa da pessoa que não teve acesso à escolarização formal.
* fatores contextuais – um mesmo falante altera o registro de sua fala de acordo com a situaçãoem que se encontra. Numa roda de amigos em que discute futebol, o falante utiliza a língua de maneira diversa daquela que utilizaria ao solicitar emprego numa empresa.
* fator natural – o uso da língua pelo falante sofre influência de fatores naturais, tais como idade e sexo. Uma criança não utiliza a língua da mesma maneira que um adulto, daí falar-se em linguagem infantil e linguagem...
tracking img