Teorias administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO EMPRESARIAL I Técnico em Administração MÓDULO l ESTUDO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Administração Científica

A abordagem básica da escola da ADM Cientifica se baseia na ênfase colocada nas tarefas. O nome ADM Cientifica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência Industrial. A escola da ADM Cientifica foiiniciada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA, provocando uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. A preocupação original era eliminar o desperdício, elevar os níveis de produtividade por meio de aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

Frederick W. Taylor(1856-1915)

Taylor foi o criador do movimento da administração científica, ele chegou à conclusão de que a gestão administrativa das empresas precisavam de melhorias e que havia muitas perdas com a ineficiência, diante disto desenvolveu métodos de trabalho para conhecer o funcionamento das tarefas e assim elaborar métodos de trabalho mais eficientes. Taylor considerou que os problemas de falta deeficiência e baixa produtividade da empresa era relacionada ao fato de que as pessoas não estavam satisfeitas no seu trabalho devido a baixa remuneração, considerada injusta e não incentivava a produtividade.

Para Taylor a ADM Cientifica era uma combinação de: Ciência em lugar de empirismo; Harmonia em vês de discórdia; Cooperação e não-individualismo; Rendimento máximo em lugar de produçãoreduzida; Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade.

Taylor estabeleceu padrões de trabalho e procurou criar sistemas de pagamentos que fossem mais justos e que incentivassem o trabalhador a produzir mais, isto se teve diante do estudo dos tempos e

movimentos e a melhor maneira de se realizar cada trabalho. O foco dos estudos de Taylor foi dividido emdois períodos.

1. Primeiro período de Taylor

Estudou as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meio do estudo dos tempos e movimentos. Taylor começou por baixo, junto com os operários nos níveis de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionaliza-los, conclui-seque o operário que tinha maior produtividade percebia que recebia a mesma remuneração que seu colega menos produtivo, isto, causava desinteresse no trabalhador e seus níveis de produtividade diminuía. Daí então se identificou a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produzisse mais. Em sua obra Shop Management (1903) Taylor diz que:

O objetivo da ADM é pagar saláriosmelhores e reduzir custos unitários de produção; Para realizar tal objetivo, a ADM deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitiam o controle das operações fabris; Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam sercumpridas; Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida; A ADM precisa criar uma atmosfera de intima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico.

2. Segundo período de Taylor

Nesse período concluiu-se que a racionalização do trabalho do operáriodeveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo. A partir daí desenvolveu-se estudos sobre a ADM Geral que se nomeou ADM Cientifica. Para Taylor as indústrias padeciam em três males:

Vadiagem sistêmica dos operários, que reduziam a produção acerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de...
tracking img