Linfogranuloma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Linfogranuloma
Introdução
O Linfogranuloma caracteriza-se pelo aparecimento de uma lesão genital que tem curta duração e que se apresenta como uma ferida ou como uma elevação da pele.
Esta lesão épassageira de 3 a 5 dias e frequentemente não é identificada pelos pacientes, especialmente do sexo feminino.
Após a cura desta lesão primária, em geral depois de duas a seis semanas, surge o bubãoinguinal que é uma inchação dolorosa dos gânglios de uma das virilhas 70% das vezes é de um lado só. Se este bubão não for tratado adequadamente ele evolui para o rompimento espontâneo e formação defístulas que drenam secreção purulenta.


Conceito

O linfogranuloma é uma doença sexualmente transmissível causada pela Chlamydia trachomatis, uma bactéria que cresce somente no interior dascélulas.
Numa primeira fase surge, geralmente, uma ferida ou uma ápula (elevação na pele) que cicatriza.
Numa segunda fase, após 2 a 6 semanas do aparecimento da primeira ferida, surge um bubão, uminchaço doloroso dos gânglios linfáticos, em geral numa das virilhas. No caso de a bactéria estar instalado no reto por prática de sexo anal, surgirá o edema dos gânglios linfáticos em redor do reto,acompanhado de secreções retais com sangue, diarreia e dores abdominais.
Este inchaço é frequentemente acompanhado de vermelhidão na pele, febre, falta de apetite e mal-estar generalizado.
Nesta fasedá-se, por vezes, nos dias seguintes ao surgir do bubão, um amolecimento do tecido e consequente aparecimento de fístulas, que drenam secreções.
Se a infecção não for tratada nesta fase pode evoluir eoriginar complicações como a elefantíase do pénis e escroto (inchaço acentuado), proctite crónica (inflamação no reto), obstrução dos vasos linfáticos, estreitamento do reto, entre outros. Estascomplicações são raras dado que, hoje em dia, a cura é rápida e eficaz.









Prevenção
Para prevenir esta infecção é essencial o uso do preservativo e uma higiene íntima cuidada,...
tracking img