Linfocitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LINFOCITOS
O nosso corpo possui um eficaz sistema de defesa interno chamado de sistema imunitário. Esse sistema é responsável por combater todos os organismos estranhos que porventura entrem emnosso organismo. O sistema imunitário é composto por vários tipos de leucócitos, sendo os principais os linfócitos.
Os linfócitos são um tipo de glóbulo branco do sangue que produz anticorpos paracombater organismos estranhos, defendendo o corpo de possíveis infecções. São células que podem viver durante anos ou até mesmo décadas.
Existem três tipos de linfócitos: os linfócitos B, ou células B; oslinfócitos T, ou células T; e as células “natural killer”, células NK. Cada um desses tipos exerce uma função específica no combate a infecções e também no combate ao câncer.
Os linfócitos B seoriginam de uma célula-mãe na medula óssea e amadurecem até se tornarem células especialistas na produção de anticorpos. Quando essas células são ativadas por antígenos (corpos estranhos), elas seproliferam e se diferenciam em plasmócitos, que são células produtoras de anticorpos. Por vezes, algumas células não se diferenciam em plasmócitos, originando a célula B da memória imunitária. Essas célulasreagem quando o corpo se expõe novamente ao mesmo antígeno. É o que acontece quando pegamos uma doença: podemos ter contato novamente com o antígeno que ela não se manifestará mais, como acontece com acatapora e o sarampo.
Os linfócitos T ajudam a defender o organismo de vírus, fungos e algumas bactérias. Formam-se quando as células-mães migram da medula óssea para o timo e são responsáveis pelaprodução de anticorpos sanguíneos e imunidade celular. É no timo que os linfócitos T aprendem a diferenciar células do organismo de corpos estranhos, mas nem sempre essa educação é eficiente, pois àsvezes uma desordem no reconhecimento do próprio organismo leva ao ataque e à destruição de determinadas células ou substâncias do próprio organismo, desencadeando as doenças autoimunes, como o...
tracking img