Derivativos x hedge - precioso esclarecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Derivativos x Hedge - precioso esclarecimento
Antônio Carlos Kfouri Aidar e Ricardo Dellape
Jornal VALOR, segunda-feira 25/05/2009 pág. A 10

Toda empresa bem gerida deve fazer hedge paraevitar flutuações em seus resultados, mas jamais deve especular
Nos últimos meses, a palavra hedge transformou-se em sinônimo de atividade nociva, visto que o termo se confundiu com derivativo. Em funçãode fatos amplamente divulgados acerca da enorme crise financeiro-econômica que atinge o mundo todo, esta associação fica inevitável, embora não seja correta.
É urgente separar as duas coisas. Umaoperação de hedge se utiliza de derivativos, mas uma operação que se utiliza de derivativos pode não ser uma operação de hedge, como muitas vezes ocorre. E aí está a grande diferença. Toda empresa geridade maneira eficaz deve fazer hedge (ou seja, proteger seus ativos de eventuais flutuações do mercado), mas jamais deve especular. Esta última atividade deve ficar para o especulador, que assumeriscos e faz apostas nos mercados financeiros, não para as empresas produtivas.
A empresa deve se concentrar em suas atividades operacionais e buscar mitigar riscos futuros, procurando eliminar, sempreque conveniente, a variação de suas receitas e custos. Para ilustrar, tomemos um caso simples de empresa exportadora: a empresa faz um contrato para exportação de mercadorias, com preço fixado emdólares, e receberá o montante contratado em uma data futura, quando embarcar a mercadoria encomendada. Ocorre que o valor que ela vai receber no futuro em reais depende da taxa de câmbio que estivervigorando na data em que o importador fizer o pagamento. Embora esteja fixado em dólares, o montante em reais poderá variar, o que representa um risco para a empresa. Assumindo, para efeito de demonstração,que essa empresa tenha custos em reais, é conveniente conhecer quantos reais que ela vai receber, para que obtenha a margem de lucro contemplada quando cotou seu preço ao exportador. E é aí que...
tracking img