Lincoln

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Qual estilo de liderança predominante em Lincoln? EXPLIQUE sua resposta.

RESPOSTA: Democrático, pois em vários momentos pedia/ouvia os pedidos, bem como, as opiniões de seus subordinados antesde tomar qualquer decisão.

2- EXPLIQUE os 3 (três) estilos de liderança existentes e EXEMPLIFIQUE cada estilo com uma das característica da liderança de Lincoln.

RESPOSTA:
Liderançaautocrática: O líder toma as decisões individualmente, é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
“Lincoln se opunha à escravatura, mas havia deixado claro que preservar a Uniãoera mais importante. Na metade de 1862, mudou de perspectiva. Havia decidido que, a partir de 1º de janeiro de 1863, todas as pessoas detidas como escravos nos Estados em rebelião seriam emancipadaspermanentemente.”
“O gabinete se dividiu quanto à proclamação, mas àquela altura era improvável que o presidente pudesse ser dissuadido.”
Liderança liberal: liberdade para decisões dos grupos, olíder não controla o comportamento, deixando-os à vontade.
“Ele não reagia de forma que comprometesse seu objetivo mais amplo. Na batalha de Gettysburg, em 1863; as forças de Lee escaparam para aVirgínia. Lincoln estava frustrado e furioso. Escreveu uma carta zangada ao comandante das forças da União, dizendo: "Se o senhor o tivesse atacado, teríamos (...) concluído a guerra". Acrescentou:"Essa oportunidade dourada foi perdida, e estou imensamente incomodado com isso". Mas decidiu não enviar a carta. Colocou-a em um envelope no qual anotou "não enviada". Ele reconheceu que não podiaalienar um subordinado importante em um momento tão crucial.”.
Liderança democrática: o líder conduz, orienta e aconselha o grupo, as diretrizes são debatidas por todos.
"Parte dessa capacidade serelacionava à maneira pela qual ele procurava conselhos e informações com várias pessoas, entre as quais muitas que não concordavam com ele." Lincoln muitas vezes visitava os campos de batalha para...
tracking img