Limpando os sete sapatos sujos de mia couto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MIA COUTO - OS SETE SAPATOS SUJOS

Num contexto de constantes transições e inquietações da imprensa, na abordagem comunicacional sobre a saúde no Brasil, faz-se necessário repensar a atividade do profissional de comunicação para que seja condizente com os desafios de informar, sem polemizar, sobre a atual realidade estrutural de saúde no país, reconhecendo o seu papel na formação deopinião pública. Desta maneira, o presente trabalho tem o objetivo de analisar as concepções e percepções do escritor moçambicano Mia Couto, em seu texto “Os Sete Sapatos Sujos”, e aplicar essa análise sobre a comunicação atual em saúde e sobre o Sistema Único de Saúde – SUS.




• Primeiro Sapato: A ideia de que os culpados são sempre os outros.




O exercício cotidiano de leituracrítica dos meios de comunicação de massa é fundamental para a cidadania. Se tiver uma manchete num jornal, é só procurar o mesmo tema em outros e confrontar o que eles dizem. Pode-se perceber que nossa imprensa se posiciona da mesma maneira que escreve nas manchetes e na decisão sobre que acontecimentos dar maior ou menor visibilidade. Normalmente, a leitura sobre o SUS não se apresenta“positiva”, mas não vale a pena apenas criticar os meios de comunicação, ao contrário, de forma propositiva, cabe ao comunicador contribuir para uma formação crítica e consciente da realidade dos serviços de saúde no Brasil.




O comunicador que deseja falar sobre saúde precisa, no meu entendimento, compreender do seu papel como indutor e propagador da informação. Também deve desenvolverestratégias, visando contribuir para a melhoria da informação sobre o tema.



• Segundo Sapato: A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho.

A relevância de cursos de Comunicação em Saúde, como o proposto pela Escola de Saúde Pública do RS, reside na possibilidade de propiciar aos comunicadores (mesmo ainda em formação) subsídios para enriquecer a compreensão e importância do SistemaÚnico de Saúde - SUS para a sociedade como um todo. Desta forma, cursos como estes poderão contribuir com a formação de profissionais comprometidos com a construção de uma comunicação que mostre para os meios de comunicação que é possível também falar bem do Sistema Único de Saúde, destacando características que mostrem que o SUS é sim acessível, qualificado, sensível e humanizado.

Do estudoà prática, caberão aos alunos trabalhar e mostrar que é possível defender uma prática pautada no respeito preconizado ao SUS, em defesa da saúde individual e coletiva, enfim, da vida e do cidadão.




• Terceiro Sapato: O preconceito de que quem critica é um inimigo.

A crise da saúde brasileira é evidente, mas cabe analisar o assunto com calma. Não há de se negar o óbvio: existegrave crise na atenção médica. Mas também se pode concordar que a mídia nacional cria um “aqui e agora” por aonde vem construindo no imaginário social a idéia do caos da saúde.

A mídia não noticia boas experiências desenvolvidas em vários municípios brasileiros, em que a crise da saúde foi substituída por atenção integral à família, como a Estratégia de Saúde da Família, humanizada, comsatisfação dos usuários e profissionais de saúde e que impacta favoravelmente nos níveis de saúde. Assim a percepção da crise da saúde brasileira e sua vinculação ao SUS são em parte construídas pela forma como a mídia seleciona e difunde os fatos relativos ao sistema de saúde.

Cabe então aos comunicadores em saúde tentar propor aos meios de comunicação (que não são inimigos), outra formade retratar a realidade dos serviços de saúde no país. É necessário lembrar que a notícia tem grande importância social, mas, ao mesmo tempo, é um produto à venda pelas empresas de comunicação. Desta forma, entre o lucro e os interesses dos cidadãos, geralmente os grupos midiáticos ficam com o primeiro.




• Quarto Sapato: A ideia de que mudar as palavras muda a realidade....
tracking img