Limites na primeira infancia

LIMITES NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Gislaine Ceci Santos Monteiro
Luciana Iserhard Nunes
Paola Selau Rosa

RESUMO
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a indisciplina na primeira infância, problemáticaenfrentada pelas famílias e escolas contemporâneas.  O objetivo deste trabalho é tentar resgatar alguns aspectos da postura da família e do professor em relação à manipulação e a falta de limites dascrianças logo na primeira infância.

PALAVRAS - CHAVE: Limites. Família. Escola. Prática docente

INTRODUÇÃO
A família é o primeiro núcleo social que a criança terá contato, este núcleo de pessoasconvive em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo, se acham unidas (ou não) por laços consanguíneos. A família tem como tarefa primordial o cuidado e a proteção de seus membros,e se encontra dialeticamente articulado com a estrutura social na qual esta inserida. Porém com as diversas transformações sociais a família tem deixado de cumprir com o seu papel, pois é nela que seforma o caráter do sujeito ainda na primeira infância.

DESENVOLVIMENTO
A incumbência de educar foi gradativamente transferida para escola, porém por mais bem preparada que a escola e seus professoresestejam, nunca supriram a carência deixada por uma família ausente. A escola em contra partida afirma que sua função não é educar e sim ensinar, nessa disputa de força quem sai perdendo é a sociedadeporque as crianças e os adolescentes ficam sem um referencial, sem uma base segura em que possam confiar e que digam o que de fato podem ou não fazer, o que é certo ou errado e ainda o que éeticamente correto.
Algumas pessoas acreditam que dar limites aos filhos é uma questão de opção, mas essas pessoas não sabem que há uma progressão de problemas que podem derivar da falta de limites.
Quando setrata de colocar limites às famílias e as escolas não sabem o que fazer e sentem-se completamente desorientadas. Em ambos os lugares tanto por parte dos pais como dos professores existe uma queixa...