Liderança exemplo05

2265 palavras 10 páginas
Liderança
Santos 2006

1 - Introdução
Resumir as principais questões que envolvem o assunto LIDERANÇA, não é uma tarefa das mais fáceis, já que a bibliografia a respeito deste fascinante tema é bastante pródiga.
Uma das atitudes mais solicitadas pelas empresas é a liderança. E a exigência tem fundamento. Afinal, qual empresa ou equipe vai alcançar sucesso caso não tenha profissionais que comandem ou orientem eficazmente qualquer tipo de ação ou linha de idéias. Liderança é uma ferramenta para o sucesso.
Levando a abordagem da liderança para outros âmbitos e outros grupos, como a atividade de gestão, pode se perceber que através da comunicação e motivação do pessoal, pode-se realizar as atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa.
O líder toma a iniciativa, emerge com uma idéia que é seguida pelos outros, um pouco talvez por conhecer mais sobre o campo em debate específico. Os outros o seguem vigorosamente. Deve ter classe e carisma, conseguir se libertar das dificuldades.
A liderança tem de ser dinâmica, variando conforme a maturidade (de responsabilidades) dos empregados e a sua experiência. Deve-se saber motivar, oferecer algo interessante como resposta a um comportamento adequado é capaz de motivar, mantendo inclusive, a freqüência deste mesmo comportamento.
Esta motivação, ainda que complexa, é inerente ao ser humano, devendo ser cultivada por uma compreensão profunda a respeito das características naturais de existência. O seu desenvolvimento é básico para que as mudanças encontrem abrigo consciente e legítimo.
Para tanto, a liderança deve se preparar para servir, e não apenas ser servida. Os líderes e não somente chefes, localizados estrategicamente, são fundamentais neste processo. Eles atuam como facilitadores que percebem as individualidades de seus seguidores, canalizando-as em prol da equipe, que por sua vez, dirige a sua energia partilhada para o todo da organização.
Este trabalho não tem, a pretensão de cobrir exaustivamente

Relacionados