Lider ops

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O perfil do líder na atualidade
Por Élida Bezerra para o RH.com.br [pic]

Élida Bezerra
Ex-estagiária de Jornalismo do site RH.com.br. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a atuar na equipe RH.com.br em outubro de 2007. Exerceu atividades na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

+ textos de Élida Bezerra
Tweet [pic]
[pic]Sercarismático, valorizar as pessoas, motivar colaboradores, desejar o bem dos pares, saber ouvir e dar feedback. Estas são apenas algumas das características atualmente atribuídas a um bom líder e exigidas pelo mercado profissional. As empresas estão à procura de gestores que coordenem e executem tarefas com total dedicação e paixão pelo que fazem.
O líder é um ponto-chave dentro de umaorganização. Ele é responsável pelo desenvolvimento da equipe. O sucesso de uma empresa depende muitas vezes da atitude do gestor. Uma liderança mal desempenhada pode trazer graves conseqüências para a empresa, os colaboradores e para o próprio líder.
Para a professora Maria do Rosário Martins, mestre em Administração, atuante nas áreas de Desenvolvimento Humano com consultoria/instrutoria e docência emAdministração de Empresas – ser líder nos dias de hoje é ter a capacidade de unir pessoas, comungar objetivos, amar e respeitar o próximo; é ter ética e nunca perder de vista os valores morais em prol do sucesso. Em entrevista concedida ao RH.com.br, Maria do Rosário Martins fala do comportamento e da performance do bom gestor na organização, e também como o RH pode ajudar na melhoria de seudesenvolvimento. Boa leitura!

RH.COM.BR – Qual o papel do líder na empresa?
Maria do Rosário – Incentivar e motivar as pessoas na busca do objetivo comum. Também deve cuidar para que o ambiente de trabalho seja saudável e que as metas sejam alcançadas por todos. Deve delegar tudo o que for possível, preparando as pessoas para as responsabilidades e dando-lhes autonomia. Não adianta nada pedir às pessoas que“vistam a camisa da empresa” e dar a elas um número que fica apertado, que não entra nas mesmas. Para que vistam, é necessário que sirva.


RH - Atualmente, qual o perfil do bom líder exigido pelas organizações?
Maria do Rosário – Um líder entusiasmado, apaixonado pelo que faz, que tenha habilidades para trabalhar com pessoas de diversos tipos. Saber lidar com as diferenças culturais, conhecendotodos os aspectos técnicos e humanos que envolvem uma organização. Disposição para trabalhar muito e um incansável desejo de vencer, desejando sempre o sucesso das pessoas.


RH - A liderança é nata ou adquirida?
Maria do Rosário – As pessoas trazem consigo características de liderança que são natas. Observando um grupo de crianças brincando, por exemplo, podemos perceber claramente aquelas que sedestacam no grupo, comandando a brincadeira, motivando os colegas, comunicando-se com mais desenvoltura, além de capacidade de integração que ela consegue. Porém, algumas habilidades podem ser aprimoradas através de aprendizagem e maturidade ao longo da vida.


RH - Qual a importância de uma liderança efetiva em uma organização?
Maria do Rosário – Funciona como um motor propulsor, capaz demovimentar todos da equipe. Pessoas motivadas são mais felizes e atingem melhor as metas da organização. A liderança efetiva energiza e as pessoas tornam-se melhores em todos os aspectos. Os liderados sempre querem seguir um líder que admiram e respeitam.


RH - De que maneira a atitude do líder influencia a vida pessoal e profissional dos colaboradores?
Maria do Rosário – As pessoas que são coordenadaspor alguém que seja um bom líder, sabem que podem contar com ele em sua vida pessoal e profissional. Um ambiente amistoso e confiável, somente trará benefícios para todos. As pessoas gostam de serem admiradas, respeitadas e reconhecidas, e quanto mais motivadas se encontrarem melhores serão os resultados que darão para a organização.


RH - Como o RH pode avaliar o desempenho dos líderes da...
tracking img