Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomes: Angela Maria Galdino da Silva
Iara Vieira Sampaio
Leticia da Silva da Souza
Vanessa Alves Joel

História da atividade em sinais de libras

Americana
2013

História da atividade em sinais de libras

Na antiguidade os surdos eram tidos como Deuses ou até mesmo como seres diabólicos, nos quais precisavam ser punidos. Devido ao fato de não falarem não eram considerados humanos nemcidadãos, e também eram proibidos de se casarem, possuir bens e herdá-los,então ficava difícil a convivência com a sociedade, comprometendo sua própria sobrevivência.
Na idade média acreditava-se que os surdos não fossem educáveis, foi então que no século XVI começaram a admitir que os surdos pudessem aprender através de determinados procedimentos pedagógicos.
O médico e matemático GiralamoCardamo inventou um código para ensinar pessoas surdas a ler e escrever, influenciando o monge beneditino espanhol, Pedro Ponce de Leon a desenvolver um método de educação para pessoa com deficiência auditiva, por meio de sinais. Esse método contrariou o pensamento da sociedade da época que não acreditava que pessoas surdas pudessem ser educadas.
Nos séculos seguintes, alguns professoresdedicaram-se à educação dos surdos, entre eles destacaram-se:
* OvideDecroly – Bélgica
* Alexandre Gran Bell – Canadá e EUA
* Samuel Heinicke - Alemanha
* Abbé Charles Michelde I’Epée – França
* Ivan Pablo Bonet– Espanha

Houve uma divergência entre estes professores para o melhor método no ensino dos surdos, alguns acreditavam na linguagem na fala outros na de sinais
Após umcongresso mundial concluíram que o melhor método seria o oral puro.

As causas da surdez são variáveis, rubéola materna, doenças infecto contagiosas ( como a toxoplasmose), a sífilis, meningite, incompatibilidade sanguínea, otite médica, uso de drogas e álcool pela mãe, entre outras.

Em 1620, na Espanha, Juan Pablo Bonet escreveu sobre as causas das
deficiências auditivas e dos problemas dacomunicação, condenando os métodos brutais e de gritos para ensinar alunos surdos e demonstrou pela primeira vez o alfabeto na língua de sinais.

No inicio do século XVIII, iniciou-se a separação que levaria às duas correntes de ensino/aprendizagem e de línguas/comunicação dos surdos, que existem até os dias atuais: a oralista e a gestualista.

No século XVIII, na Alemanha, Samuel Heinick foiconsiderado o maior
educador de surdos. Em 1750, Heinick fundou a primeira escola pública baseada no método oral.

Em 1750, o abade Charles Michel de L’Epée iniciou a instrução formal de duas crianças surdas com grande êxito. Em 1760, transformou sua casa na primeira escola pública para surdos “Instituto de Surdos e Mudos em Paris”, utilizando uma abordagem denominada “gestualista”.

Em 1802, omédico Jean-Marie GarpardItard foi o primeiro a realizar treinamento auditivo com os hipoacústicos. A partir desse momento, novos estudos foram desenvolvidos sobre o treinamento auditivo e a leitura labial, de modo que o método oral passou a ser mais divulgado e aceito.

Em 1815, Thomas Hopkins Gallaudet visitou o abade L’Epée e juntos fundam a
primeira escola americana para surdos em Connecticut,em 1817. Quase cinco décadas mais tarde, no ano de 1864, foi criada nesse país a Universidade Nacional para Surdos-Mudos, hoje Universidade Gallaudet.

Com o decorrer dos séculos este método foi sendo aperfeiçoado, até que em 1856 o conde francês Ernest Huet, que era surdo, trouxe ao Brasil a língua de sinais francesa, (afirma Moisés Gazale, diretor da Federação Nacional de Educação e Integraçãode Surdos (Feneis), no Rio de Janeiro).
Está linguagem recebeu uma grande contribuição em 1966 feita pelo médico americano Orin Cornett , propiciando a união dos sinais com a leitura labial, com isto cada país tem sua própria linguagem, aqui no Brasil o sistema é conhecido como libras: Linguagem Brasileira de Sinais.

No Brasil os surdos passaram a contar com uma escola especializada para...
tracking img