Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO SUDESTE MINEIRO
FACSUM
CURSO DE PEDAGOGIA 1°PREÍODO






DIA NACIONAL DO SURDO
26 SETEMBRO


NOMES:ANA CAROLINA DORNELAS
CÍNTIA REZENDE
NARA BRASILEIRO MARANGON
WAILLA GOMES NERI









Juiz de Fora 2012





O dia dosSurdos é comemorado no dia 26 de setembro ,data em que foi criada aprimeira escola de surdos no Brasil em 1857 na cidade do Rio de Janeiro pelo professor fances Hernest Huet ,com o nome de INSTITUIÇÂONACIONAL DE SURDOS E MUDOS,que atualmente tem pelo nome INES (INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÂO DE SURDOS). Huet,era surdo e na época o instituto so aceitava surdo do sexo masculino,eles vinham de todo ocanto do país e muitos eram abandonados por suas famílias.
A Libras foi oficializada em 2002 pela lei federal n°10.436,passando a ser a lingua oficial da comunidade surda.

A FITA AZUL :Tornou-se parte da cultura surda usar fita azul, que representa uma história , uma cultura ,uma lingua ,um povo. A fita azul representa a opressão enfrentada pelas pessoas surdas aolongo da historia .


A cor azul foi escolhida para representar “O Orgulho Surdo” ,para homenagear Todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos” durante o reinado da Alemanhanazista .
Uma curiosidade : foram descobertos alfabetos manuais em centenas de pinturas renascentistas medievais .
A chave para uma boa comunicação com uma pessoa surda é o claro e apropriadocontato visual ,no mundo inteiro os surdos expandem seus horizontes usando uma rica linguagem de sinais .
Neste dia em que é comemorado o dia do “Surdo” são relembradas as lutas historicas,melhorescondições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.
Surdez não é uma deficiência ,mas uma cultura.

Algumas fotos :





Aprendendo a se comunicar:...
tracking img