Aspirina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo


A aspirina ,como é conhecida nas farmácias, ou acido acetilsalicílico é o medicamento mais conhecido e vendido em todo mundo.
O acido acetilsalicílico é provavelmente a droga maisassociada com plantas, embora ela seja uma substancia sintética. Sua síntese, no entanto foi totalmente feita com base na estrutura química de uma substancia natural isolada só salgueiro branco (SalixAlba).
No inicio do século V a.C. Hipocrates considerado o pai da medicina moderna, prescrevia preparações que incluíam casacas e folhas do salgueiro para o tratamento de febres e alivio as doresdo paro. Assim como Hipócrates, Dioscórides, um dos mais notáveis médicos da Antiguidade, que viveu na Grécia no século I, receitava emplastos feitos com casas e folhas do salgueiro para o tratamentode dores reumáticas.
A substância foi isolada pela primeira vez em 1829, pelo farmacêutico francês H. Leroux. As propriedades reumáticas da salicilina assemelhavam-se muito às do acidosalicílico, no qual se converte por oxidação no organismo humano.
Em 1838, o químico italiano Raffaele Piria mostrou que a salicilina era um glicosídeo, que purificou e do qual obteve, por hidrolise eoxidação da sacilicina resultante, o acido livre. A primeira síntese do acido salicílico foi feita pelo químico alemão Kolbe em 1859, que o preparou pela reação entre o fenóxido de sódio e o dióxido decarbono.A produção em larga escala começou em 1874, na Alemanha, no mesmo ano em que van’t Hoff e Le Bel propuseram, independentemente, o arranjo tetraédrico do átomo de carbono. A despeito das irritaçõesestomacais causadas pela ingestão do acido salicílico e de seu gosto amargo, sua grande aceitação pela medicina como remédio eficaz para o tratamento de febres reumáticas agudas, artrites crônicas egota levou a U.S. Salicylic Acid Company a obter de Kolbe o licenciamento para a produção desde acido nos EUA.
A aspirina foi patenteada pela Bayer em 1899, desde então a medicina passou a...
tracking img