Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ines

O ines é um órgão do ministério da educação – MEC tem como objetivo e missão; o desenvolvimento, a divulgação de mecanismos e conhecimentos na área da surdez em todo o Brasil, com o intuito de assegurar o desenvolvimento da pessoa surda, em se tratando de sua plena socialização. O Ines é de suma importância para a vida da pessoa surda, pois, muitos profissionais buscam uma qualificaçãonecessária para promover trabalhos e técnicas educacionais que venham contribuir para uma plena comunicação da pessoa surda com os outros membros da sociedade.

Historia

A historia do Ines teve inicio em 26 de setembro de 1859, durante o segundo império, o educador francês Hernest Huet (surdo), fundou o instituto que inicialmente era conhecido como; o Imperial Instituto de Surdos Mudos.Nessa época funcionava como um asilo e somente homens eram aceitos, ao longo dos anos em 1931, foi criado o externato feminino com oficinas de costura e bordado. Com isso, o Ines consolida-se como estabelecimento profissionalizante, instituído em 1925 o curso normal para professores na área da surdez. Com a fundação do instituto o Brasil recebe ao longo da historia diversos profissionais na área,cuja a sua trajetória de vida funciona como exemplo ate os dias atuais.

Trabalhos desenvolvidos

Presta assessoria técnica nas seguintes áreas: prevenção à surdez, audiologia, fonoaudiologia, orientação familiar, orientação para trabalho e qualificação profissional, artes plásticas, dança, biblioteca infantil, Língua de Sinais, informática educativa, atendimento à múltipla deficiência (semprealiada a surdez), prevenção às drogas, experiência educacional bilíngüe, ensinos fundamental e médio e ações para a cidadania (palestras sobre temas atuais). O INES atende em torno de 600 alunos, da Educação Infantil até o Ensino Médio, arte e esporte completam o atendimento diferenciado do INES aos seus alunos.

Serviços online

Acesso a biblioteca por meio de pesquisas bibliográficas,pesquisas avançadas e livros didáticos digitalizados .

Mundo do surdo
*Um espaço reservado para assuntos de interesse do surdo e da surdez .
Ex: como identificar os sinais da surdez, links e e-mail de pessoas surdas, depoimentos e historias de lições de vida.
*Prevenção/ cuidados que os pais devem tomar a partir do nascimento e após um possível diagnostico de surdez.
*Links deinformações importantes como: educação, legislação, saúde, sociedade, tecnologias, entre outros.

Uma pagina reservada para a cultura que rodeia o mundo do surdo
ex: Artes plasticas, cinema, dança, jogos, musicas, entre outros.

Declaração de Salamanca

Essa declaração e tida como um dos principais documentos que visam a inclusão, foi elaborada na conferencia mundial sobre educação especial, emSalamanca na Espanha oficializando o termo inclusão no campo da educação, esse documento veio reafirmar o direito de todas as pessoas a educação, conforme a Declaração Universal de direitos Humanos. A declaração veio ampliar conceitos educacionais e passou a incluir crianças portadoras de deficiências e aquelas com dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que vivem na rua, as que vivemem vulnerabilidade social, e todas as outras que são exploradas por diversas maneiras. De acordo com a declaração o principio fundamental da inclusão e que todas as crianças devem aprender juntas independente de sua dificuldade ou diferença ou seja a escola devera atender todas as necessidades de seus alunos dando o suporte necessário para uma educação efetiva de qualidade. O ensino deve serdiversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças, a Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais foi promovida pelo governo espanhol em colaboração com a Unesco. A Declaração de Salamanca repercutiu de forma significativa, sendo incorporada as políticas educacionais brasileiras.

Educação da pessoa surda.

Na antiguidade a educação da pessoa surda variava de...
tracking img