Liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEUDO: LIBERDADE

SOMOS LIVRES OU DETERMINADOS?

Ser livre
Quando nos referimos ao conceito de liberdade podemos fazê-lo a partir de diversas perspectivas. Há os que descrêem dapossibilidade de escolha livre e outros para quem uma pessoa livre é aquela que pensa e age por si própria, não é constrangida a fazer o que não deseja nem é escrava ou prisioneira.
Na tradição filosófica emgeral, desde os gregos, enfatizou-se a liberdade humana absoluta, teoria pela qual temos a escolha de agir de um modo ou de outro, independentemente das forças que nos constrangem, ou seja, ter o livrearbítrio.

O que é determinismo?
Segundo o determinismo cientifico, tudo o que existe tem uma causa. O mundo explicado pelo principio do determinismo é o mundo da necessidade, e não o daliberdade. Necessário significa tudo aquilo que tem de ser e não pode deixar de ser. Nesse sentido, necessidade é o oposto de contingência que significa “o que pode ser de um jeito ou de outro”.
Vejamosalgumas concepções de filósofos que fizeram uma indagação radical a respeito do que é liberdade, para saber se somos sujeitos livres ou se apenas temos a ilusão da liberdade. (FILOSOFANDO, Introdução àfilosofia; Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. Editora Moderna. Vol. Único).

Liberdade nos tempos gregos:
- SÓCRATES: imprime uma orientação racionalista à ética. Para ele,virtudes – como justiça, a fortaleza, a temperança, a prudência – dependem do conhecimento que delas temos, ou seja, agimos bem quando conhecemos a virtude e mal quando a ignoramos.
- ARISTÓTELES:define o ato voluntário como “principio de si mesmo”; de mo que tanto a virtude como o vício dependem da vontade do individuo.
Obs.: Na a liberdade na Grécia é vista em torno do âmbito da polis –política – e não dizia respeito à vida privada. Como destaca Hannah Arendt: “que para Aristóteles a ‘vida boa’ é a vida do cidadão que não precisava se ocupar com os atos diários de sobrevivência –...
tracking img