Levantamento terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Levantamento Terra

O levantamento terra é um exercício de treinamento com pesos , com o uso de HBL, HBC que desenvolve os músculos da região lombar, quadríceps, trapézio e glúteos.
Esses exercícios são considerados básicos por terem como característica o peso livre. Não são exercícios considerados simples, pois são compostos por funções multi-articulares, ou seja,que envolve váriosseguimentos articulares para promoverem sua execução.
Um dos principais e mais comum erro no levantamento terra é o excesso de carga seguido da má execução.
Com isso é importante lembrar que o praticante deve colocar o máximo de peso que conseguir levantar, porém sem prejudicar a execução do mesmo.

Execução do movimento:
1.Em pé ,em frente a barra, as pernas levemente afastadas.
- Flexionaro quadril para levar as coxas aproximadamente até a horizontal, esta posição varia de acordo com a flexibilidade dos tornozelos e a morfologia de cada indivíduo.
-Segurar a barra na posição de pegada (com os cotovelos estendidos).Está poderá ser feita utilizando um braço em pronação e o outro em supinação (pegada power invertida) ou ambos os braços em pronação (pegada clássica).
-Os membrosinferiores com inclinação do tronco um pouco para frente. Mantenha a postura da coluna fixa durante todo o exercício.
-Com as mãos afastadas aproximadamente na largura dos ombros, inspire o ar,estenda as pernas e coluna até a posição vertical, mantendo as costas sempre fixas. As próximas etapas consiste em expirar o ar, retornando a posição inicial (fletindo os joelhos), sem repousar a barra no chão.- A seguir, quando a barra chega ao nível dos joelhos, estender totalmente o tronco terminando a extensão do quadril, expirar no final do esforço.
-Manter a extensão da coluna por dois segundos e, a seguir, repousar a barra mantendo a musculatura abdominal e da região lombar contraídas.
Durante toda a execução do movimento, é imperativos que as costas jamais sejam arredondadas.-Musculaturas envolvidas:
Este exercício trabalha o conjunto de músculos do corpo e se revela extremamente eficaz para o desenvolvimento dos músculos lombossacros e do trapézio.
São também muito solicitados os glúteos e os posteriores de coxa.
Ele faz parte, com o supino deitado e o agachamento, dos movimentos realizados durante as competições de levantamento básico (Power lifting).
-Articulaçõesenvolvidas:
Coluna vertebral (lombar): controle excêntrico dos extensores da coluna.
Pelve: Controle excêntrico dos extensores do quadril, principalmente do glúteo máximo, atuam também no glúteo médio e mínimo discretamente e assim como nos ísquios tibiais.
Joelhos (discreta Flexão): Controlam excentricamente o quadríceps femoral, principalmente os vastos (lateral, medial e intermédio).
Tornozelo:controlam excentricamente o sóleo, enquanto que o gastrocnêmio encontra-se em insuficiência ativa.
Plano, eixo e movimento:
Plano sagital, eixo látero-lateral e movimento de flexão e extensão.
Variações do Levantamento Terra:
> Levantamento Terra sumô,que uma variação de levantamento , é também praticado pelos atletas de levantamento básicos.
> Execução do movimento:

Em pé de frentepara barra, o executante deverá afastar os membros inferiores e manter os pés direcionados para o exterior no eixo do joelho.Deverá flexionar os membros inferiores posicionando as coxas na horizontal, segurar a barra com os cotovelos estendidos, com a pegada que poderá ser feita utilizando um braço em pronação e o outro em supinação (pegada Power invertida) ou ambos os braços em pronação (pegadaclássica).
Mantenha as mãos afastadas aproximadamente na largura dos ombros, inspire o ar e incline discretamente as costas para frente.Estenda os joelhos para posicionar o tronco na posição vertical. As escápulas devem estar posicionadas para trás e inspire no final do movimento.
> Levantamento terra com pernas estendidas (Stiff)
Este exercício é usualmente utilizado nas academias para...
tracking img