Levantamento de todas as lutas existentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEVANTAMENTO DE TODAS AS LUTAS EXISTENTES







Marcelle Lopes Rodrigues




































[Fevereiro]
2011


Marcelle Lopes Rodrigues







LEVANTAMENTO DE TODAS AS LUTAS EXISTENTES






Trabalho apresentado à Universidade do Grande Rio “Professor José de Souza Herdy”, como parte dos requisitos parciais para a disciplina Lutas do Cursode Licenciatura em Educação Física.


Prof. Ney Felippe Cocchiarale






[Fevereiro]
2011
CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO

Luta é todo tipo de combate corpo a corpo, com ou sem armas e luvas, em que dois contendores procuram pôr um ao outro no chão, é o mais natural e primitivo meio de ataque e defesa, praticada desde o início da humanidade. Sua finalidade inicial erasubmeter, humilhar e até mesmo eliminar o adversário. A luta é o esporte de competição mais antigo do mundo.
Adotada na preparação física para provas mais importantes, a luta logo se transformou em esporte, posteriormente surgindo a Luta Combate, que incluía muitas vezes a morte de um dos competidores, com o tempo adquiriu a condição de espetáculo em alguns países, como o Japão, chegou a ser umrito.
Esporte já popular na Grécia antiga, em várias modalidades, a luta provavelmente nasceu na Mesopotâmia e no Egito. Cenas esculpidas no templo de Beni-Hassan representam golpes e quedas, alguns deles muito semelhantes aos adotados nas lutas modernas.
Em Atenas, na Grécia antiga, a luta fazia parte da educação, o mesmo acontecia em Esparta, que dava ainda maior atenção aos exercíciosfísicos, os lutadores espartanos untavam o corpo com azeite, para dificultar aos adversários agarrá-los.
























CAPÍTULO II
DESENVOLVIMENTO

A luta olímpica, de origem na Grécia, onde os romanos conquistaram e adaptaram à modalidade grega o tipo de luta que praticavam, eliminando certas brutalidades em qualquer competição, apresenta-se sob duas modalidades: livre e greco-romana.No estilo livre, permite-se o uso de todo o corpo para a aplicação de golpes, na greco-romana, estes devem ser aplicados da cintura para cima. A área de combate é um tapete octagonal, sem cordas, em cujo centro são desenhados três círculos concêntricos. O menor, com um metro de diâmetro, é denominado centro de luta.
O boxe é uma das modalidades mais antigas de luta e foi descrito emesculturas do antigo Egito por volta de 1350 a.c. Embora a primeira luta moderna tenha sido registrada na Grã-Bretanha em 1681, só em 1743 um conjunto de regras foi publicado por Jack Broughton, um homem que supostamente matou seu adversário durante uma luta.
O estilo da luta jiu-jítsu se desenvolveu em meio às atividades guerreiras no Japão por volta do século 17 e foi criado para complementar oesgrima. É um tipo de luta que utiliza várias técnicas, entre elas, golpes, chutes e arremessos além de técnicas corpo a corpo como imobilização e estrangulamento.
A arte do karatê surgiu há mais de mil anos no leste da Ásia, é uma técnica de defesa sem arma, baseada na utilização de golpes com os braços (socos) e as pernas (chutes) para vencer o adversário.
O kung fu chinês éconsiderado a primeira das artes marciais. Surgiu por volta do ano 500 da Era Cristã. Nesta luta é feita uma "saudação tradicional", devendo ser executada com ambas as mãos, sendo: a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão, a luta é executada com chutes mais baixos e fortes priorizando as pernas, utiliza-se socos, arremessos e agarramentos.Muay thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial e um esporte competitivo que se caracteriza por golpes violentos no joelho, cotovelo e canela, todos os golpes são permitidos no ringue. A arte do muay thai foi praticada na Tailândia durante vários séculos.
O taekwondo é influenciado pelo caratê, com origem na Coréia em 1910, esta arte marcial dá ênfase aos chutes altos,...
tracking img