Sustentabilidade empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento sustentável corporativo é o tema do momento no mundo empresarial. Uma oportunidade para as empresas inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços, tornando-se mais competitivas. Atualmente, o grande desafio é formar empresas sustentáveis.
A sustentabilidade corporativa não é nenhum tipo de assistencialismo ou filantropia,nem mesmo um investimento social isolado. A sustentabilidade é, portanto, a adoção de práticas que fortalecem os negócios de forma integrada. Neste sentido, os recursos ambientais, sociais e econômico-financeiros estão na base desse tripé de sustentação. A utilização destes mecanismos para atender às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender às suaspróprias necessidades é o que chamamos de desenvolvimento sustentável.
A sustentabilidade corporativa precisa ser inserida nas organizações em todos os seus processos. Porém, se não estiver inserida em sua cultura, dificilmente ela será alcançada. Por esta razão, pode-se dizer que uma empresa que pretende ser sustentável é uma empresa que visa à ética, o respeito, a formalidade, a minimização derecursos, principalmente os naturais, que já são escassos.

2. SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA – CONCEITO, ORIGEM E EVOLUÇÃO
O termo sustentabilidade originou-se durante a década de 1980, com a crescente conscientização dos países em descobrir formas de promover o crescimento de suas empresas sem destruir o meio ambiente, nem sacrificar o bem-estar das futuras gerações. Desde então, o termo setransformou em cenário para causas sociais e ambientais, principalmente no mundo dos negócios, onde prevalece a idéia de que “empresa sustentável é aquela que gera lucro para
os acionistas, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas com que mantém interações.” SAVITZ (2007)
A partir deste princípio, Sustentabilidade Corporativa passou a ser maisdo que um simples conceito. Na realidade passou a ser um fator determinante para o sucesso das empresas. De acordo com Daniel Domeneghetti, Sustentabilidade Corporativa está embasado no triple bottom line, termo cunhado pelo cientista social inglês John Elkington, fundador da SustainAbility, reconhecida empresa especializada em aconselhamento de negócios sustentáveis, que estuda o assunto há 30anos.
Apesar do desenvolvimento industrial ter quase três décadas, foi na segunda metade do século XX que o volume físico da produção industrial cresceu, com isso ocorreram vários processos de deteriorização ambiental e a possibilidade de esgotamento de determinados recursos naturais se tornaram mais evidentes. Os principais casos que passaram para a história dos desastres ambientais constituemuma pequena parte dos acidentes mais ilustrativos que envolveram as empresas e que tiveram maior repercussão mundial. Segundo o relatório “O Estado Real das Águas no Brasil – 2003/2004”, elaborado pela Defensoria das Águas, no Brasil a contaminação dos rios, lagos e lagoas quintuplicaram nos últimos dez anos. Eles fizeram um levantamento tendo como base o mapeamento de 35 mil denúncias deagressão ao meio ambiente e ações civis públicas que já receberam sentença judicial. Nesse relatório, a contaminação por despejo de material tóxico proveniente de atividades agroindustriais e industriais é apontada como a principal fonte. Dos 100% das águas utilizadas, 90% são devolvidas contaminadas para o consumo. Nessa pesquisa foram apontadas 20.000 áreas contaminadas no país. Para o Instituto Ekosdo Brasil, que faz estudos na área ambiental, só em São Paulo existem 30.000 locais contaminados, mas a CETESB só reconhece oficialmente 1.500.
Embora as empresas estejam ainda muito tímidas nas contribuições dadas à sociedade, percebe-se um crescimento significativo. As organizações, que antes eram tidas como as principais vilãs, estão, de alguma forma, conseguindo dar respostas a muitos...
tracking img