Familia rode

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DE SOLINGEN PARA SANTA ISABEL
FAMÍLIA RODE
João Rode Gonçalves 1

A história a seguir descrita, tem como pano de fundo dois cenários: O Brasil Império e a confederação que formou o Reino da Prússia (Preussenland), que foi o embrião da atual Grande Alemanha (Deutschland) unificada em 1870 sob a batuta de Otto Von Bismarck. O estado da Vestfália (Westphalen) foi escolhido para as reuniões queantecederam a celebração de importantes tratados de paz. Os tratados de Münster e Osnabrück puseram fim à Guerra dos Trinta Anos. A Vestfália fica na região oeste da atual Alemanha.
A Vestfália também se tornou conhecida pelos tribunais da Santa Vehme, dirigidos por um Franco-Conde, secundado por dois franco-juízes. Nesses tribunais, eram julgados todos os tipos de crimes e contravenções e aspenas eram aplicadas imediatamente ou no momento em que encontrado o condenado. As condenações variavam de prisão e açoitamento até a morte. Quanto mais alta a posição social do criminoso, mais alta era a forca, em caso de condenação9.

Na nova configuração dos estados alemães, a Vestfália foi agrupada com a Renânia do Norte, formando o estado de Nordrhein-Westfalen.

Na Vestfália, encontramosa cidade de Solingen, tradicional reduto de guildas de ferreiros, armeiros e cuteleiros. Foram encontradas forjas e fundições de ferreiros com mais de dois mil anos de existência. Na idade média era conhecida como a “Cidade das Lâminas”, devido à excelência na produção de espadas, facas, navalhas, tesouras e outros 2.
Foi em Solingen que, em 1832 nasceu Heinrich Rode, filho de Johann Georg Rodee Magdalena Grasshoff. Aos 10 de setembro de 1858, com 26 anos de idade, na pequena Wald, hoje um distrito de Solingen, Heinrich Rode casou com Mathilde Ackermann, nascida em 28 de dezembro de 1838, filha de Heinrich Ackermann e Maria Johanette Heun3.

O casal viveu na localidade de Mittelpilghaus, às margens do córrego Pilghaus, nos arredores de Solingen e tiveram os filhos Carl Rode, quenasceu aos 12 de janeiro de 1859, batizado na igreja Evangélica de Wald, Solingen, em 31 de janeiro de 1859 10 e Anna Rode. Lá viveram até 1861. Em 1861, viviam na cidade de Solingen 10.100 habitantes.

Motivados pela crescente propaganda do Brasil Império, oferecendo terras férteis em abundância e o pagamento das passagens, aliado à crise econômica que assolava a Europa, o espírito aventureiro docasal sucumbiu e decidiram emigrar para o Brasil. A tradição oral da família nos dá conta de que reuniram seus pertences em baús, despediram-se de todos e foram de trem até o porto de Antuérpia, na Flandres, hoje Bélgica.

Embarcaram para o Brasil, com destino às colônias catarinenses, no navio holandês Vereemgemg, dirigido pelo Capitão De Jongh. A viagem foi repleta de inconvenientes comocrises de enjôos, alimentos estragados, surtos de diarréia e a falta de privacidade. O navio era à vela e a interminável viagem chegou ao fim somente com a chegada no Rio de Janeiro, capital do Brasil Império, aos 18 de junho de 18614.

Tudo era novo, a começar pelo clima e pela etnia brasiliense, formada por portugueses, negros, índios e diversas nuances de mestiçagens, inexistentes no velhomundo, além da exuberante fauna e flora tropicais.

Do Rio de Janeiro, embarcaram para a província de Santa Catarina no vapor Imperador 5 e vieram costeando até Desterro, hoje Florianópolis, de onde seguiram de barco pelo rio Cubatão e depois de carro de bois e carroções até o Barracão, hoje Bom Retiro. A pequena Anna Rode faleceu na viagem.
Na hoje Bom Retiro, havia uma grande construção emmadeira, que abrigava coletivamente os colonos até a demarcação final das terras.
Os registros da Igreja Luterana de Santa Isabel mencionam diversas vezes os nomes do casal Heinrich e Mathild, seja como padrinhos de casamento ou batizado ou mesmo batizando seus filhos. Consta que foram destinados à Quarta Linha.

Heinrich Rode e Mathilde Ackermann tiveram os filhos:
1º Carl Rode, nascido na...
tracking img