Imperio persa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O IMPÉRIO GRECO-MACEDÔNICO

O IMPÉRIO GRECO-MACEDÔNICO
O IMPÉRIO GRECO-MACEDÔNICO
Geografia

A Grécia é uma península que está situada na parte leste do mar Mediterrâneo. O mar Egeu a separa da Ásia Menor e o mar Adriático a separa da península italiana. A Macedônia está ao norte da Grécia. O Império Greco-Macedônico chegou a abranger a maior parte do mundo conhecido na Antigüidade, poisse estendia desde a Índia, no Oriente, até o extremo ocidental do Mediterrâneo.

História
A presença na Grécia de “tribos gregas” está assinalada desde o terceiro milênio a.C.No entanto, os povos gregos, que chegaram a desenvolver a organização política conhecida como polis (cidade-estado), não conseguiram unificar-se e se mantiveram em lutas contínuas. Filipe II da Macedônia inicia, desde onorte, guerras de conquista. Ao morrer, em 335 a.C., sucede-o seu filho Alexandre, que será conhecido como Alexandre Magno. Extraordinário militar, conquista a Pérsia (331 a.C.) e o Egito, e chega até a Índia (326 a.C.). Morre em 323 a.C., aos 33 anos.
Logo notou-se a falta de um sucessor digno de Alexandre. Com sua morte, seu vasto império se divide nos chamados “reinos helenísticos”. Os maisimportantes para a história bíblica foram o reino dos Lágidas ou Ptolomeus (Egito) e o dos Selêucidas (Síria).
Entre 215 e 205 a.C., Filipe V da Macedônia associou-se a Cartago a fim de lutar contra os romanos. Em 197 a.C. Filipe é derrotado pelos romanos. Entre 192 e 189a.C. o exército romano derrota o Império Selêucida e penetra na Ásia Menor. Mais tarde, a Macedônia cai em poder de Roma. Em 146a.C. os romanos destroem Corinto, e a maior parte da Grécia é anexada a Roma. Poucos anos depois caem Pérgamo (133 a.C.) e Síria (64 a.C.). Em 47 a.C. Otávio Augusto faz de Cleópatra sua co-regente no Egito, e em 30 a.C. houve a junção total do Egito a Roma.
Cultura
Os gregos haviam alcançado um grande desenvolvimento cultural e conheceram épocas de esplendor em que se cultivaram a literatura, afilosofia, a história, a escultura, a arquitetura e outros ramos do saber. Quando Alexandre Magno estende seu império, segue a política de helenizar os povos conquistados, respeitando, por outro lado, suas práticas e crenças religiosas. Estabelece-se um idioma comum (okoinê) e promove-se a cultura. Alexandria (fundada em 331 a.C.) se torna um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo.A escultura helenística orientava-se no sentido de causar efeito, e se caracterizava pelas grandes proporções. Os principais centros esculturais foram Pérgamo e Rodes. O Colosso de Rodes era uma das setes maravilhas do mundo antigo.
Na pintura, sobressaiu-se Apeles. Na poesia, notabilizaram-se Teócrito e Menadro. O historiador mais célebre foi Políbio. Na filosofia, aparecem Zénon, Pirro,Diógenes e Epicuro.Também viveram nessa época: Euclides, o pai da geometria; Arquimedes, o pai da física.
O apogeu da arte grega ocorre com a fusão da Macedônia, sendo esse período denominado de helenismo. A política grega chamou atenção pela imposição de democracia, o que é usado, com ainda mais vigor, até hoje.



Religião

O período helenístico, iniciado com as conquistas de Alexandre, secaracteriza pelo desenvolvimento do interesse religioso que é expresso de várias formas: respeito às religiões de todos os povos; influência das correntes religiosas do Oriente; auge das religiões de mistério. Em época posterior surge o gnosticismo. Neste período nasce o cristianismo.
A designação 'religião grega antiga' abrange o grupo de crenças e rituais praticados na Grécia Antiga tanto naforma de religião pública popular como nas práticas de culto. Estes grupos eram tão variados que alguns autores falam de "religiões" ou "cultos gregos", embora a maior parte deles partilha semelhanças.
Muitos gregos reconheciam os quatorze principais deuses e deusas: Zeus, Posêidon, Hades, Apolo, Artêmis, Afrodite, Ares, Dioniso, Hefesto, Atena, Hermes, Deméter, Héstia e Hera, embora certas...
tracking img