Levantamento de Requisitos Sistema de Requerimentos Escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE REQUERIMENTOS
1. Introdução 1
É do conhecimento social que o número de instituições de ensino superior tem forte aumento no mercado. Fator esse que gera uma forte concorrência entre as mesmas. Esse aumento de número de instituições de ensino superior se tem pelo fato de que cada vez mais os populares têm acesso ao ensino superior. Com isso, o número de pessoas envolvidas dentro deuma instituição cresce cada vez mais, também.
As instituições têm como objetivos principais: fornecer conhecimento aos clientes (alunos) através de aulas lecionadas pelos professores da Instituição; testar os conhecimentos adquiridos pelos alunos; se aprovado, entregar o certificado de conclusão do curso aprovado pelo MEC (MotherFucker Ensino Central).
Além dos objetivos principais, aInstituição também deve prestar serviços a todas as pessoas envolvidas a ela, sejam essas pessoas alunos, professores e colaboradores em geral. Esses serviços são: mudança de turno; revisão de boletos; mudança de horários; segunda via de contra cheque; entre outros.
Para organizar, controlar e tentar garantir que esses serviços sejam prestados sem falhas e nos prazos, as instituições utilizam de papeisde REQUERIMENTO. O requerimento é um formulário. Nele contem informaçõs como: o requerinte do serviço, o colaborador que irá prestar esse serviço, qual serviço será prestado e informações desse serviço (preço, prazo, etc.). Seja o requerinte um aluno ou colaborador da Instituição, onde cada um tem sua visão do formulário de acordo com o cargo exercído (Exemplos: funcionário requer contra cheque aosetor financeiro; aluno requer mudança de turno a secretaria; professor requer mudança de horários com o coordenador de curso).
Tendo esses fatos em vista, chega se ao seguinte problema: desordem dos serviços, falta de compromisso com os prazos e perda de informações causadas pela desordem dos papeis devido o aumento de serviços prestados pela Instituição.
Este trabalho tem como objetivoprincipal resolver o problema analisado através de um software para gerir esse sistema pela web e reduzir, de forma considerável, o uso dos papeis.
2. Levantamento de requisitos funcionais.
Nesse tópico serão levantados os requisitos funcionais do sistema (somente texto) e abordados os usuários envolvidos com o sistema.
2.1. Cadastros e Categorias de Usuários
A utilização do sistema será feitaatravés de login e senha no sistema. Os usuários serão cadastrados em categorias de e subcategorias. Onde, dependendo da categoria/subcategoria, o usuário terá uma lista de opções de serviços diferentes de outros tipos de usuários. Por exemplo, um professor não terá todas as opções de requerimentos de alunos e vice versa.
O menu será organizado de forma semelhante para todas as categorias,exceto as categorias gestoras do sistema.
Para os cadastros2 terão quatro tipos: Aluno, Colaborador, Professor3 e Gestor do Sistema. Todas as categorias de cadastros requerem informações pessoais. Essas informações são: CPF, Nome completo, telefone ou celular, endereço completo, email ativo (utilizado para algumas notificações do sistema) e senha.
Resumo:
Campos Comuns
CPF
Nome CompletoTelefone ou Celular
Endereço Completo
Email ativo
Senha

2.1.1. Aluno
A categoria de usuário Aluno conterá as informações acadêmicas: matrícula e curso. Este formulário não conterá mais informações porque somente através dos dados disponíveis no formulário o colaborador que realizará o serviço poderá fazer a pesquisa da atual situação do aluno na faculdade. Isso reduz o custo de integração com asinformações restritas da faculdade.
A categoria aluno terá a subcategoria de "aluno ativo" e "ex-aluno".
Resumo:
Campos Adicionais
Matrícula
Curso

Subcategorias
Aluno Ativo
Ex-Aluno


2.1.2. Colaborador
A categoria Colaborador conterá as informações padrões da faculdade: ID, setor de atuação e posição ocupado nesse setor e turno de trabalho.
Resumo:
Campos Adicionais
ID...
tracking img