Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Analise a inter-relação entre os agentes macroeconômicos, bens e serviços e fatores de produção no fluxo circular de renda mais completo.

Um fluxo circular de rendaincia-se com a participação dedois tipos de agentes: famílias e empresas. As famílias que são as detentoras dos fatores de produção e as empresas que utilizam, por determinadopreço, seus recursos. Cada agente, em economia, é aomesmo tempo fornecedor de certos bens e serviços e solicitante de outros. As empresas requerem recursos (trabalho e capital) efornecem bens e serviços.

2. Quais as caracteristicas da economia deescambo e a razão de sua subistituição pela moeda?

O escambo é a troca direta, sem intervenção de uminstrumento monetário. Ele representa o estágio típico de economias com atividades econômicasvoltadas para o consumo imediato. Suas características são: custo para manter aacumulação em ativos reais; dificuldade de especialização e divisão do trabalho; e perda da eficiência na alocação de recursos.
3. Partindo da afirmação: “o dinheiro de um país nemsempre pode ser considerado uma moeda”, exemplique os requisitos para um mercadoria assumir o papel de moeda, com exemplo.

Para um objetoassumir o papel de uma moeda elatem que ser aceita sem dificuldades por todos, os requisitos são: Indestrutibilidade, inalterabilidade, homogeneidade, divisibilidade, transferibilidade e facilidade nomanuseio.4. O que aconteceria com uma economia se não existisse moeda?

Seria muito dificil viver sem a moeda, pois ela foi criada justamente para facilitar a troca entre aspessoas. Por exemplo, se eufabricasse sapatos e precisa-se de remédios. Seria voltar no tempo. O PIB da economia cairia e toda infra-estutrutra existente, seria inulizada.
tracking img