Levantamento da coleta seletiva e seu histórico no município de bela vista de goiás

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|LEVANTAMENTO DA COLETA SELETIVA E SEU HISTÓRICO NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DE GOIÁS |

Tuliane Machado Bomfim¹
¹ Graduanda em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – 2012.
Karla Alcione da Silva Cruvinel²
² Doutoranda em Ciências Ambientais, Mestre em Engenharia do Meio Ambiente, Professora doDepartamento de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

¹Endereço: Rua 4, nº 590, Apto. 1000 Edifício Odessa, Setor Oeste, Goiânia/Goiás, CEP 74110-140. (62) 9694-9693. E-mail: tuliane_machado@hotmail.com.

RESUMO

As transformações provocadas pelo homem no meio ambiente trazem, muitas vezes, repercussões negativas. Estas, em geral, estão associadas à falta de informações sobre aimportância do meio ambiente para uma vida qualitativamente saudável, e sobre as implicações que podem advir de um desequilíbrio nos ecossistemas. A educação em seu caráter interdisciplinar constitui-se um componente para o alcance de um desenvolvimento sustentável. Segundo a FUNASA (2004), coleta seletiva é um sistema de recolhimento dos resíduos recicláveis inertes (papéis, plásticos, vidros emetais) e orgânicos (sobras de alimentos, frutas e verduras), previamente separados nas próprias fontes geradoras, com a finalidade de reaproveitamento e reintrodução no ciclo produtivo. Este tipo de coleta é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do planeta. Diante deste contexto, buscou-se trabalhar neste artigo o levantamento de dados do programa de coleta seletiva domunicípio de Bela Vista de Goiás. Para o desenvolvimento desta pesquisa buscou-se junto ao município o levantamento histórico e informações a respeito do programa de coleta seletiva. O que possibilitou verificar que atualmente são recolhidos cerca de 15 (quinze) toneladas por mês de material reciclável no programa de coleta seletiva, favorecendo a geração direta de emprego para 6 (seis) catadores.Palavras-Chave: Catadores; Coleta Seletiva; Educação Ambiental; Lixo; Reciclagem; Resíduos Sólidos.

INTRODUÇÃO

A coleta seletiva contribui para a minimização de resíduos, pois é um conceito que abrange mais do que a simples coleta seletiva e envio do lixo para reciclagem. Portanto, a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade (CUNHA & FILHO, 2002).
Acoleta seletiva é caracterizada por quatro modelos distintos, sendo porta-a-porta (ou domiciliar) que se assemelha a coleta normal de lixo, em pontos de entrega voluntária (PEV), em postos de troca ou por catadores (D’ALMEIDA, 2000). Entretanto, o MONTEIRO (2001) menciona que o modelo mais utilizado nos programas de reciclagem consiste na separação, pela população, dos materiais recicláveisexistentes nos resíduos domésticos.
Deve-se considerar e comentar sobre o que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n° 12.305 de 2010, entre outros assuntos, ela destaca a importância de implantação de programas de coleta seletiva, tido como um dos instrumentos desta Política e destaca a importância dos catadores de materiais recicláveis. Está definido, por exemplo, que osistema de coleta seletiva de resíduos sólidos priorizará a participação de cooperativas de materiais reutilizáveis constituídos por pessoas físicas de baixa renda.
Esta mesma lei ressalta a importância da sociedade no gerenciamento dos resíduos sólidos, o que pode ser complementado pela afirmação de MONTEIRO (2001), ao destacar que a colaboração da população é considerada o principal agentena eficiência dos serviços para análise dos resultados operacionais ou orçamentais. E isto se consegue dentro de um programa de educação ambiental, por isso esta ação deve ser trabalhada pelos professores dentro das escolas e também com a sociedade de forma geral.
Entretanto, a coleta seletiva não pode ser entendida como a solução geral do problema, pois a forma de disposição final do...
tracking img